A Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM) participou na 4.ª edição do Festival Literário Morabeza – Festa do Livro, em Cabo Verde, onde anunciou a criação do Prémio Literário Infantojuvenil Manuel Lopes, em parceria com o Instituto da Biblioteca Nacional de Cabo Verde (BNCV).
O novo Prémio, que terá a sua 1.ª edição já em 2024, foi apresentado por Matilde Mendonça dos Santos, Presidente do Conselho Diretivo da BNCV, e por Duarte Azinheira, Administrador da INCM. É dirigido a todos os cidadãos cabo-verdianos ou estrangeiros residir em Cabo Verde e visa distinguir textos e ilustrações, originais e inéditos, dirigidos ao universo infantojuvenil.
O prémio Literário Infantojuvenil Manuel Lopes contemplará a edição da obra pela Imprensa Nacional e uma componente pecuniária de 5 mil euros (2500 para o vencedor do texto inédito e 2500 euros para o autor vencedor das ilustrações inéditas). As datas e prazos para concorrer serão anunciados em breve nos sítios institucionais da INCM e da BNCV.
O galardão presta homenagem à memória do escritor cabo-verdiano Manuel Lopes (1907-2005) e, ao mesmo tempo, procura promover a língua portuguesa e a criação literária em Cabo Verde, à semelhança do Prémio Literário Arnaldo França, que conta já com 6 edições e que resulta da parceria estabelecida entre a INCM e a Imprensa Nacional de Cabo Verde.
Esta 4.ª edição do Festival Morabeza, que teve lugar na Cidade da Praia, de 19 a 22 de março, deu especial atenção à literatura infantojuvenil e reuniu escritores, investigadores, ilustradores e outros especialistas nos domínios do livro e da literacia.
Além do lançamento do Prémio Literário Infantojuvenil Manuel Lopes, o Festival ficou ainda marcado por diversos debates, showcooking, lançamentos de obras e por uma feira do livro, entre outas atividades que fizeram parte da sua programação.