Responsabilidade Cultural

UM DOS NOSSOS PILARES FUNDAMENTAIS DE SUSTENTABILIDADE.
PORQUE O FUTURO É TAMBÉM FEITO DE CULTURA.

A Imprensa Nacional conta com mais de 250 anos de existência, caminhando a par da história de Portugal ao serviço dos cidadãos, dos autores, da língua portuguesa no mundo, das artes e da cultura.

Garantir um futuro sustentável deve assumir claramente um forte compromisso com o ambiente, com a sociedade e com a cultura, enquanto eixo transformador e gerador de inovação, conhecimento e uma visão mais esclarecida e envolvida na tomada de decisão.

A Imprensa Nacional tem por isso como missão editar obras essenciais da cultura nacional e universal, preservar e ampliar o património bibliográfico da língua portuguesa, assegurando-o às gerações futuras.

Com a promoção contínua da cultura no mundo, estabelecendo pontes entre todos os artistas e autores de expressão portuguesa e aliando tradição e contemporaneidade, a Imprensa Nacional tem vindo ainda a reforçar a sua aposta no digital e na democratização, inclusão e equidade no acesso à leitura e à cultura. Exemplo disso é a nova coleção de audiolivros que permite o acesso de todos a grandes clássicos da língua portuguesa.

Na proteção do legado do passado para o futuro, e no âmbito desta forte aposta na sustentabilidade, a Biblioteca da Imprensa Nacional zela e cuida criteriosamente de um acervo de mais de 20 mil obras de nomes relevantes da identidade nacional, entre elas os incunábulos e as primeiras edições da Imprensa Régia.

O estabelecimento de protocolos e parcerias com diversas instituições — principalmente da esfera dos operadores culturais públicos, mas também privados —, que partilham dos princípios basilares da missão editorial da INCM, tem contribuído igualmente para uma dinâmica que permite melhorar e alargar a oferta editorial que coloca ao dispor dos cidadãos.

A título de exemplo, fazem parte desta atividade editorial extraordinária os catálogos das exposições de vários Museus e Palácios Nacionais, através de um protocolo estabelecido com a Direção-Geral do Património Cultural.

Por fim, a INCM – Imprensa Nacional casa da Moeda promove também a criação literária, em língua portuguesa, atribuindo cinco Prémios nas várias geografias do português e nos mais diversos quadrantes: do jornalismo à investigação, da prosa à poesia, passando pelo ensaio.

Skip to content