INCM

PROJETOS DE INOVAÇÃO

ESTAMOS A CONSTRUIR UM NOVO FUTURO.
LEVAMOS MAIS LONGE A INOVAÇÃO.

PROJETOS DE I&I: AUTENTICAÇÃO

UNIQODE

Solução proprietária da INCM | Parceiro: Universidade de Coimbra

Tecnologia proprietária da INCM, o UniQode® é um novo MRC (machine readable code). É um identificador único, customizável e que permite a introdução de elementos estéticos no seu sistema de segurança, podendo ser validado através de smartphones (on-line e off-line), o que o torna uma ferramenta versátil e acessível, permitindo a cada consumidor ser um potencial aliado das marcas e das autoridades no combate à contrafação.

Papel Secreto

Parceiro: NOVA School of Science & Technology

Projeto proveniente da ideia vencedora em 1.º lugar na 1.ª edição do Prémio IN3+.

Este projeto teve como objetivo o desenvolvimento de sistemas eletrónicos de informação utilizando tecnologia embebida e implementada em papel, visando o aumento da segurança e da rastreabilidade de pessoas, atos, bens e documentos. Após término do projeto, o seu desenvolvimento foi tido no âmbito do Laboratório Colaborativo AlmaScience. Trata-se de um conceito inovador, estando a INCM na linha da frente na eletrónica impressa e flexível em substrato de celulose.

UniqueMark

Solução proprietária da INCM | Parceiro: Universidade de Coimbra

Criação de uma marca única de contraste em objetos de metais preciosos, não clonável. A principal aplicação inclui a confirmação da sua autenticidade através de instrumentos de fácil uso, baratos e acessíveis (como um smartphone).

Pharmaledger

Parceiro: LIDER – UPM – Universidade Politécnica de Madrid e mais outros 12 parceiros europeus.

Promoção da segurança dos pacientes, através da rastreabilidade dos produtos farmacêuticos através de uma infraestrutura blockchain.A INCM, uma das entidades responsáveis pelo desenvolvimento de mecanismos de autenticidade inteligentes, evoluiu a tecnologia Uniqode® no sentido de possibilitar a integração na rede blockchain, incrementando assim uma maior segurança na produção e comercialização de fármacos. 

Projeto financiado pelo programa H2020.

EBSI

Parceiro: LIDER – Ministério de Asuntos Económicos y Transformación Digital (ES) e mais outros 21 parceiros europeus

A rede EBSI (European Blockchain Services Infrastructure) é uma rede distribuída promovida pela União Europeia para a digitalização de serviços de carácter transfronteiriço (e.g. emissão e verificação de diplomas, traceabilidade de produtos, etc.). O objetivo deste projeto é a implementação de um nó validador desta rede distribuída na INCM.

Projeto financiado pelo programa Europa Digital.

AICeBLOCK

Parceiro: Fraunhofer Portugal

Projeto proveniente da ideia vencedora em 2.º lugar na 3.ª edição do Prémio IN3+.

Desenvolvimento de uma plataforma, sustentada em blockchain, que permite fomentar a confiança em aplicações de base em Inteligência Artificial através da sua certificação. Com esta solução será possível interpretar, rastear e auditar as previsões dos modelos “inteligentes” usados em áreas como a condução autónoma ou diagnóstico por computador. Atualmente não existe na Europa este tipo de entidades certificadoras.

HIGHLIGHT

Parceiro: NOVA School of Science & Technology

Projeto proveniente da ideia vencedora em 3.º lugar na 3.ª edição do Prémio IN3+.

Criação de uma tinta oticamente variável (OVI), baseada em nanoestruturas, mais amigas do ambiente, que permite a introdução de tintas de segurança OVI na gama do UV. Com este projeto pretende-se obter um novo elemento de segurança ainda não existente no mercado.

PROJETOS DE I&I: IDENTIFICAÇÃO

FACING

Solução proprietária da INCM | Parceiro: Universidade de Coimbra

Criação de ferramentas para melhorar a qualidade da fotografia e validar se atende às normas internacionais ICAO | Realização de prova de vida durante a aquisição da fotografia | Criação de uma aplicação de reconhecimento facial, para dispositivos móveis.

Projeto financiado pelo programa P2020.

TrustFace

Solução proprietária da INCM | Parceiro: Universidade de Coimbra

Aplicação da tecnologia UniQode® para verificação da autenticidade de fotografias de faces em documentos de identificação, podendo ser validado através de smartphones (on-line e off-line).

iMARS

Parceiro: LIDER — IDEMIA IDENTITY & SECURITY (France), e mais 22 entidades, pertencentes a 14 países europeus.

Estudo e desenvolvimento de algoritmos para a deteção de morphing em imagens, para proporcionar um sistema de controlo de passagem de fronteiras mais sofisticado. A INCM é a entidade responsável pela impressão dos espécimes que serão usados nos testes reais nas fronteiras, assim como em participar na definição do sistema global e nas recomendações relacionadas com os documentos e sistemas de verificação e validação de identidade.

Projeto financiado pelo programa H2020.

Cartões Sustentáveis

Desenvolvido pelo INCMLAB, em estreita colaboração com as áreas produtivas e de engenharia da empresa, com o objetivo de procurar soluções mais ecológicas para cartões poliméricos, com a mesma durabilidade e capazes de incluir os elementos de segurança usados na INCM.

EDITH

Parceiro: PIEP

Desenvolvimento de uma dobradiça proprietária (comummente denominada de Hinge) para página biográfica de passaporte. Este projeto visa o desenvolvimento de uma matriz polimérica em monocamada, flexível, durável e segura, incorporando características de segurança múltipla durante a sua produção.

CODEFACE

Solução proprietária da INCM | Parceiro: Universidade de Coimbra

Desenvolvido na sequência de uma prova de conceito bem sucedida no âmbito do projeto TrustFace, esta tecnologia permite esconder uma mensagem secreta numa imagem de face. A principal aplicação é na segurança e autenticidade das fotografias de retrato dos documentos de identificação e viagem, permitindo a verificação da sua integridade, podendo ser validado através de smartphones (on-line e off-line).

IDINA

Parceiro: INESC TEC

Projeto proveniente da ideia vencedora em 1.º lugar na 3.ª edição do Prémio IN3+.

Este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de soluções não-autoritativas de identidade digital e de informação centradas no cidadão. Estas ferramentas irão permitir que um conjunto de entidades de autoridade informal a criação colaborem com os sistemas centrais de identificação do Estado na gestão e partilha de informação sobre os cidadãos. Assim, pretende-se ocupar um vazio patente na ausência de soluções pragmáticas para a identidade legal de aproximadamente mil milhões de pessoas. (ODS 16.9).

IDMobile – Identificação Móvel Digital

Parceiro: INESC TEC

Criação de uma solução que permita a emissão e validação de documentos digitais de identificação (civil, profissional, académica) através de dispositivos móveis (smartphones, tablets), baseados em standards internacionais, em conformidade com RGPD e eIDAS.

PROJETOS DE I&I: EFICIÊNCIA INTERNA

APRIL

Parceiro: UPM – Universidade Politécnica de Madrid, e mais 14 entidades, pertencentes a 8 países europeus.

Promoção da implementação das mais recentes técnicas da robótica colaborativa e ágil na manipulação de materiais flexíveis com base no paradigma da indústria 4.0. A INCM será a anfitriã de um caso de uso para a construção de um protótipo de controlo de qualidade do Passaporte Eletrónico Português.

Projeto financiado pelo programa H2020.

ATLAS

Parceiro: Uninova

Projeto proveniente da ideia vencedora em 1.º lugar na 2.ª edição do Prémio IN3+.

Este projeto pretende alcançar uma melhoria da eficiência interna nas áreas produtiva e logística, nomeadamente através da utilização de robótica colaborativa, para o transporte de produto entre áreas de segurança, tais como o Cartão de Cidadão e o Passaporte, através da manipulação e operação de um armazém automático e envio dos produtos finais validados para expedição, segundo o paradigma da Indústria 4.0. O projeto utiliza tecnologias digital twin que permite criar um ambiente virtual da fábrica em espelho, o que facilitará todo o processo de simulação do ambiente fabril, com vantagens na deteção atempada de falhas.

PROJETOS DE I&I: NUMISMÁTICA

Moedas com Elementos Rotativos

Parceiro: IDMEC/IST

Desenvolvimento de uma técnica e ferramenta de cunhagem de moeda para produção de moedas com um elemento rotativo, com eixo de rotação perpendicular à superfície da moeda, e que rodará livremente em torno de um toro circular de revolução (interior e exterior).

MoedInov

Parceiro: CMEMS – Universidade do Minho

Desenvolvimento de uma nova tecnologia que permite a criação de novos efeitos estéticos, através da combinação de materiais metálicos e cerâmicos.

Projeto financiado pelo programa P2020.

Moeda Bi-material

Parceiro: IDMEC/IST

Projeto proveniente da ideia vencedora em 2.º lugar na 1.ª edição do Prémio IN3+

Desenvolvimento de técnicas de cunhagem em moeda metalo-polimérica (metal e plástico), com possibilidade de inclusão de elementos estéticos inovadores e de elementos de segurança.

Projeto proveniente da ideia vencedora em 2.º lugar na 1.ª edição do Prémio IN3+.

MOEDA COM TECNOLOGIA ADITIVA

Parceiro: IDMEC/IST

Desenvolvimento de novas tecnologias de produção de moeda com especial foco no potencial da Impressão 3D, que permite a aplicação de tecnologias aditivas, com geométricas complexas, diversos materiais metálicos e componentes tridimensionais móveis e fixos.

Projeto financiado pelo programa P2020.

MOEDA COM LUZ

Parceiros: PIEP e Fraunhofer Portugal

A componente inovadora e disruptiva desta tecnologia consiste na incorporação de um microcircuito elétrico com microLEDs num polímero translúcido, através de técnicas de moldagem por injeção. O elevado desafio I&D prende-se ao facto de ter de aliar componentes eletrónicos na reduzida dimensão de uma moeda e incorporá-los num polímero que permita a transmissão da luz proveniente do LED.

Skip to content