INCM LAB INOVAÇÃO

A CULTURA DA INOVAÇÃO FAZ PARTE DO NOSSO ADN.
TODOS OS DIAS, EM CADA IDEIA, EM CADA PROJETO.

A cultura da inovação é absolutamente estratégica para o presente e o futuro da INCM – Imprensa Nacional Casa da Moeda e um dos principais eixos estratégicos da atividade. Abrange produtos, processos, modelos de negócio ou métodos organizacionais, garantindo a sustentabilidade e a competitividade da empresa.

Reforçando a importância da inovação contínua no alcance e desenvolvimento contínuo de novas abordagens e projetos, foi criado o INCMLAB, um núcleo de transformação assente numa estratégia colaborativa (open innovation), na integração de investigação, desenvolvimento e inovação (I&DI).

A INCM conta ainda com uma rede colaborativa de parceiros externos - Rede de Inovação – constituída por dezenas de universidades, centros tecnológicos e de investigação, laboratórios e startups, investidores, fornecedores e clientes, entre outras entidades setoriais consideradas estratégicas.

Criação de novos elementos de segurança, físicos e/ou lógicos, por forma a autenticar, identificar, certificar, rastrear e validar pessoas, atos, bens e documentos

Desenvolvimento de Tecnologias de Informação,ao nível dos sistemas operativos, processamento, armazenamento e transmissão de dados e respetivo software e aplicações móveis

Desenvolvimento de Tecnologias de Informação,ao nível dos sistemas operativos, processamento, armazenamento e transmissão de dados e respetivo software e aplicações móveis

Criação de novos produtos e serviços, relacionados com a introdução de novos conceitos, novas funcionalidades, nova tecnologia, novos materiais ou uma nova combinação entre novo conhecimento e tecnologia já existente

Desenvolvimento de sistemas de produção flexíveis, reconfiguráveis, inteligentes, adaptativos, colaborativos em rede e para customização em massa, integrados no tema Indústria 4.0

Desenvolvimento de sistemas de produção flexíveis, reconfiguráveis, inteligentes, adaptativos, colaborativos em rede e para customização em massa, integrados no tema Indústria 4.0

Criação de novos modelos de negócio, relacionados com a incorporação de novas tecnologias conducentes à digitalização do negócio

O INCMLAB conta ainda com uma estrutura interna que trabalha, de forma muito estreita e transversal, com as diversas unidades orgânicas da empresa e com os seus trabalhadores, organizados em equipas, workshops e fóruns de discussão.

Esta dinâmica tem permitido à INCM desenvolver diversos Projetos de I&DI, como os relacionados com o aumento da segurança de documentos, bens e pessoas, bem como com a melhoria de processos produtivos.  

Projeto UniQode

Nova tecnologia de codificação, verificável por dispositivos móveis em online e offline que impede a adulteração de produtos e facilita a sua rastreabilidade. 

Este projeto, desenvolvido em conjunto com a Universidade de Coimbra, assegura um lugar de relevo nos sistemas de segurança a nível mundial.

+ SAIBA MAIS

CoLab AlmaScience

Um laboratório colaborativo, em parceria com a Navigator Company, Universidade Nova de Lisboa, Fraunhofer e Clara Saúde, dando continuidade ao projeto Papel Secreto, vencedor da primeira edição do Prémio IN3+. 

Tem como objetivo o desenvolvimento de novos sistemas eletrónicos utilizando tecnologia embebida e implementada em papel.

+ SAIBA MAIS

Projeto ATLAS

Vencedor da segunda edição do Prémio IN3+, pretende introduzir a INCM na era da Industria 4.0.

Pioneiro num sistema baseado em robótica inteligente colaborativa e ambiciona revolucionar a logística dentro da fábrica, aumentando a eficiência interna.

+ SAIBA MAIS

Cunhagem de Moedas

Na atividade de cunhagem da moeda os vários projetos de inovação em curso apostam essencialmente na moeda de coleção.

Este projeto visa a exploração de novos mercados e novas tecnologias, introduzindo novos materiais e novos conceitos artísticos numa indústria tradicional e secular.

+ SAIBA MAIS

+ CONHEÇA TODOS OS PROJETOS DE INOVAÇÃO

PUBLICAÇÕES

+ IDENTIFICAÇÃO DIGITAL MOVEL

+ CONTAMINAÇÃO BACTERIANA DE MOEDAS

+ Impacto da Inteligência Artificial nos Jornais Oficiais

Skip to content