LÁPIDE RECORDA CASA DA MOEDA COMO UM DOS “LUGARES DE ABRIL”

Foi ontem inaugurada uma lápide evocativa da ocupação da Casa da Moeda pelos militares do MFA no dia 25 de abril de 1974. A Casa da Moeda passa assim a ser um dos 14 «Lugares de Abril», uma iniciativa promovida pela Associação 25 de Abril em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa (CML) e que traça o percurso da Revolução dos Cravos na capital.

A lápide, colocada em frente à entrada principal do edifício, na Avenida de António José de Almeida, dispõe de um QR code, através do qual é possível obter uma descrição do episódio revolucionário ocorrido no local.

As instalações da Casa da Moeda estavam no plano de operações do MFA como objetivo a defender, a fim de impedir qualquer assalto ou intervenção exterior. A ação foi levada a cabo por uma força da Escola Prática de Engenharia de Tancos que antes tinha ocupado a ponte de Vila Franca, comandada pelo capitão Eduardo Carneiro Teixeira. A conquista do objetivo foi confirmada ao Posto de Comando do MFA às 14h30.

A inauguração contou com a presença da Vereadora Filipa Roseta, da CML, de Alcides Gama, Vogal do Conselho de Administração da INCM, e de vários ex-militares que participaram na operação.


Imagem: Lápide na via pública evoca ocupação da Casa da Moeda no 25 de Abril
À conversa sobre o Arquivo Histórico da INCM

À conversa sobre o Arquivo Histórico da INCM

O processo de incorporação do acervo histórico documental da Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM) no Arquivo Nacional Torre do Tombo foi o tema do 3.º episódio do podcast da DGLAB/ANTT. A conversa deste episódio, intitulado «O Arquivo Histórico da INCM», percorreu...

read more
Skip to content