Horas dedicadas ao voluntariado passam a ser contabilizadas numa app própria com tecnologia desenvolvida pela INCM

No Dia Internacional do Voluntário, que se celebra a 5 de dezembro, é lançada uma inovadora app associada ao Cartão de Voluntário, que permite o registo de todos quantos praticam voluntariado, a contabilização das horas que dedicam a causas e ainda garante vantagens para as organizações com as quais colaboram.

A nova aplicação é uma iniciativa da ENTRAJUDA, em parceria com a CASES-Cooperativa António Sérgio para a Economia Social e a CPV-Confederação Portuguesa do Voluntariado, com tecnologia desenvolvida pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM), com apoio da Outsystems, da DNS.pt e da AKT.

«Pessoas extraordinárias merecem um cartão extraordinário» é o mote da campanha de comunicação que vai permitir que o tempo dos voluntários passe a ser duplamente valorizado e contabilizado. Para além de registar todas as horas dedicadas ao voluntariado, esta nova aplicação vai permitir que o número de horas de voluntariado seja convertido em pontos que revertem para as entidades sem fins lucrativos e que poderão ser trocados por benefícios e descontos oferecidos por empresas da área da energia, da distribuição alimentar, das telecomunicações e outras que adiram ao projeto.

A partir de hoje, os voluntários, cujo número em Portugal, de acordo com dados de 2018 do INE, é estimado em mais de 695 mil pessoas, com mais de 15 anos, poderão descarregar a app no Google Play e passar a registar o tempo disponibilizado, através de um QR Code disponível nos locais onde irão realizar ações de trabalho voluntário.

Com esta nova app do Cartão de Voluntário, Portugal passará a dispor de dados agregados sobre o total de horas de voluntariado desempenhadas de forma regular, comprometida e desinteressada por milhares de pessoas de norte a sul do país e regiões autónomas. Esta novidade vai permitir a Portugal ficar a par de outros países europeus, onde esta contabilização já é feita há vários anos.

O Presidente da República concedeu o Alto Patrocínio ao Cartão de Voluntário, assim enaltecendo a sua relevância.

Skip to content