Até 31 de agosto, os cidadãos moçambicanos ou a residir em Moçambique há mais de 5 anos podem candidatar-se ao Prémio Imprensa Nacional/Eugénio Lisboa, um galardão instituído pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM), que distingue anualmente trabalhos inéditos no domínio da prosa literária.
À semelhança da edição anterior, nesta 9.ª edição do Prémio Imprensa Nacional/Eugénio Lisboa as candidaturas fazem-se exclusivamente online em Imprensa Nacional, sendo depois apreciadas pelo júri, composto pelo escritor e professor Lucílio Manjate (que o preside), pela professora Sara Laisse e pela editora-chefe da INCM Paula Mendes.
O vencedor receberá um prémio pecuniário no valor de 5000 euros e verá o seu trabalho publicado pela Imprensa Nacional, a chancela editorial da INCM.
A INCM criou este prémio com o propósito de incentivar a língua portuguesa e a criação literária em Moçambique, prestando, ao mesmo tempo, homenagem a Eugénio Lisboa, autor, cidadão e homem de cultura nascido em Lourenço Marques, atual Maputo, Moçambique.
O Camões — Centro Cultural Português em Maputo é o parceiro da INCM na promoção e divulgação deste prémio em Moçambique.
O regulamento pode ser consultado aqui.