Foram os alunos da Escola Secundária de Ponte da Barca, com o projeto EmBarca Juvenil, os grandes vencedores da 2.ª Edição do Prémio Diário da República. Políticos em Progresso, apresentado pelos alunos do Colégio Pedro Arrupe, de Lisboa, ficaram em segundo lugar e As alunas do Bairro da Lei, do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, de São João da Madeira, arrecadaram o terceiro lugar.
A cerimónia de entrega de Prémios decorreu ontem na Biblioteca da Imprensa Nacional, numa sessão marcada pelos trabalhos apresentados pelos jovens, no exercício da sua cidadania ativa. Além do júri, estiveram presentes na sessão o Presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, o Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, André Moz Caldas, e o Conselho de Administração da Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM).
Leis, Câmara, Ação: cria o Diário da República do futuro foi o desafio lançado aos alunos do ensino secundário nesta 2.ª edição do Prémio, que consistia na apresentação de um vídeo de até três minutos, onde alunos e professores dessem a conhecer o Diário da República de hoje e pensassem o Diário da República do futuro.
Um desafio que foi reiterado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa: «espero que respondam com entusiasmo a este desafio que vos é lançado. A vossa participação é essencial e estou certo de que, com as vossas ideias, o Diário da República será ainda melhor!». Ao repto responderam 15 equipas de várias escolas do país, envolvendo 215 alunos.
O júri, presidido por Isabel Alçada, professora e escritora, avaliou as propostas de acordo com critérios de criatividade e originalidade na apresentação das respostas, qualidade e grafismo do vídeo, relevância e adequação ao tema, organização de ideias e sistematização e Envolvimento da escola e de outros parceiros da comunidade. Teve ainda em conta o rigor do conteúdo e da linguagem.
A equipa vencedora, da Escola Secundária de Ponte da Barca, irá agora ter oportunidade de visitar as instalações dos intervenientes no procedimento legislativo: a Presidência do Conselho de Ministros, a Assembleia da República, a Presidência da República e a Imprensa Nacional-Casa da Moeda. As equipas classificadas em 2.º e 3.º lugares levaram para casa vários livros com a chancela da editora pública, a Imprensa Nacional.
De recordar que este concurso é uma iniciativa da Unidade do Diário da República da INCM, responsável pela publicação do jornal oficial português, na sequência da sua missão de serviço público: contribuir para o acesso ao Direito e literacia jurídica da população.