Diário da República lança série de vídeos a propósito das Eleições Legislativas

A série de vídeos curtos guia os cidadãos através de diferentes artigos da Lei Eleitoral para a Assembleia da República, explicando mitos e revelando curiosidades:

Quem marca as eleições? Quantos deputados são eleitos para a Assembleia? E se estiver a trabalhar no dia da eleição, o que é que acontece? Como é que os cidadãos eleitores com deficiência visual votam? Posso votar se não tiver o cartão de cidadão? Quem é que imprime os boletins de voto?

O Diário da República desenvolveu uma série de 5 vídeos, iniciativa que se enquadra na missão de serviço público do jornal oficial de contribuir para o acesso ao Direito por toda a população.

Os vídeos vox pop, em formato de pergunta seguida de várias respostas, reconduzem cada tema à solução prevista no respetivo artigo da Lei Eleitoral para a Assembleia da República, tornando esta lei mais compreensível e próxima das pessoas.

O primeiro vídeo já está disponível no canal do Diário da República no YouTube.

Esta ação, que conta com o apoio da Comissão Nacional de Eleições, faz parte do plano de iniciativas da Imprensa Nacional-Casa da Moeda, enquadradas no eixo da proximidade do jornal oficial a todos os cidadãos.

O Diário da República  prossegue, assim, a sua atividade na promoção da literacia jurídica, tornando a informação jurídica mais compreensível e facilmente apreensível por todos.

Acompanhe o Diário da República nas redes sociais Instagram, LinkedIn, Facebook e X e fique a par das novidades.

48 Anos do Diário da República

48 Anos do Diário da República

Os 48 anos do Diário da República e da publicação da Constituição da República Portuguesa foram assinalados, no dia 10 de abril, com uma apresentação temática, intergeracional, na Escola Primária de Alcorriol, no concelho de Torres Novas. A apresentação, inserida na...

read more
Skip to content