Moedas comemorativas dos 50 anos do 25 de Abril apresentadas ao público

As moedas comemorativas dos 50 anos do 25 de Abril – uma moeda corrente e uma moeda de coleção –, da autoria do designer Henrique Cayatte, foram apresentadas ao público, no dia 22 de abril, no átrio das oficinas da Casa da Moeda.

A sessão contou a com a participação do coronel Vasco Lourenço, Presidente da Associação 25 de Abril, bem como do autor, que deu a conhecer o processo criativo na origem destas moedas, que mostram uma representação estilizada de um cravo materializada em 50 arcos não concêntricos e o conhecido poema de Sophia de Mello Breyner Andresen alusivo à Revolução dos Cravos.

Ao longo da cerimónia, este e outros poemas, de autores como David Mourão-Ferreira, Manuel Alegre ou António Gedeão, foram declamados pelo ator e encenador Paulo Campos dos Reis, estabelecendo a ponte entre a arte, a literatura e a revolução que nos deu a liberdade de expressão e fundou a democracia.

A arte da medalhística esteve também em relevo nesta sessão, onde foi igualmente apresentada a medalha comemorativa dedicada ao 50.º aniversário do 25 de Abril, concebida pelo escultor José Aurélio.

O evento contou também com a presença da historiadora Maria Inácia Rezola, Presidente da Comissão Executiva da Estrutura de Missão para as Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.

A abrir e a encerrar a sessão, Duarte Azinheira e Dora Moita, Vogal e Presidente do Conselho de Administração da Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM), respetivamente, sublinharam a importância e a perenidade das moedas enquanto objetos que perpetuam no tempo os valores e a cultura dos povos, bem como a importância de celebrar Abril e as suas conquistas, lembrando que o tempo da democracia supera já o tempo que vivemos em ditadura.

Com um valor facial de 2€, a moeda corrente comemorativa tem os mesmos elementos, propriedades e face comum que as moedas de 2 euros normais e conta com uma emissão limitada a 500 mil exemplares com acabamento normal, 7500 moedas com acabamento proof e outras tantas com acabamento BNC.

Por sua vez, a moeda de coleção tem o valor facial de 10€ e conta com uma emissão em prata com acabamento especial proof limitada a 3950 exemplares e ainda com uma emissão especial de 50 unidades em prata, com 10 cm de diâmetro e 1kg cada, com acabamento especial FDC.

Skip to content