A terceira e última moeda de coleção da série «Portugal e o Oriente», alusiva ao «Mobiliário Indo-português» e desenhada pela ilustradora Sara Feio, foi ontem apresentada no Museu do Oriente, em Lisboa.
O evento, aberto ao público, contou com a presença de Graça Mendes Pinto e de Joana Belard da Fonseca, diretora e diretora adjunta do Museu do Oriente, respetivamente, e, em representação da Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM), do administrador Nuno Guerra Santos e da diretora de Marketing e Canais, Rita Assis.
A moeda colocada ontem em circulação dá relevo ao mobiliário indo-português, produzido sobretudo em Goa, que incorporava elementos ornamentais indianos, mas também refletia a sensibilidade europeia, num feliz encontro de culturas. Esta moeda é a primeira criação numismática de Sara Feio, uma das mais interessantes ilustradoras portuguesas da sua geração, reforçando a aposta da Casa da Moeda em promover novos talentos.
A moeda «Mobiliário Indo-português» conta com uma emissão limitada a 2 mil exemplares em ouro e 3 mil exemplares em prata, ambos com acabamento proof, e 30 mil unidades em cuproníquel com acabamento normal.