A moeda corrente comemorativa da Jornada Mundial da Juventude – Lisboa 2023, da autoria do escultor João Duarte, foi ontem apresentada na Igreja Nossa Senhora dos Navegantes, em Lisboa.
Esta sessão, onde foi também apresentado o selo comemorativo da JMJ 2023, contou com intervenções do bispo auxiliar de Lisboa, D. Américo Aguiar, da presidente do Conselho de Administração da Imprensa Nacional-Casa da Moeda, Dora Moita, e do CEO dos CTT, João Bento.
De acordo com o escultor João Duarte, as figuras foram idealizadas de diversos tamanhos e de vários relevos, uns lisos e outros com alguma textura, simbolizando o sentido de multietnicidade, inclusão e universalidade dos jovens na Jornada. As duas mãos, também com relevos distintos, simbolizam a presença e a comunhão com o Papa neste encontro.
Com o valor facial de 2€, esta moeda, emitida pela República Portuguesa, conta com uma emissão limitada a 7500 exemplares com acabamento BNC (brilhante não circulada), 7500 em acabamento proof (prova numismática) e 1 milhão de exemplares de moeda corrente em acabamento bimetálico normal, destinada à circulação, para que, de uma forma ou outra, este evento passe pelas mãos de todos.
A Jornada Mundial da Juventude é um encontro internacional de jovens provenientes de todo o mundo, que em 2023 decorrerá em Lisboa, e que promete reunir jovens de todas as partes do mundo numa jornada espiritual, de celebração e de reflexão.