Colaboração estratégica com INCM vai fortalecer soberania tecnológica da Colômbia

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Colômbia, através do Fondo Rotatório, a Imprensa Nacional da Colômbia e a Imprensa Nacional‑Casa da Moeda de Portugal (INCM) celebraram um convénio que garantirá, num prazo de 10 anos, a autonomia total à República da Colômbia na personalização e produção dos seus documentos oficiais.

A parceria resulta do trabalho, realizado ao longo de vários meses, onde se uniram as capacidades técnicas da INCM com a diplomacia da Embaixada de Portugal na Colômbia.

O contrato, com validade de dez anos, prevê a transferência, por parte da INCM, de conhecimentos, boas práticas, formação técnica contínua e fornecimento de sistemas, equipamentos e infraestruturas à sua congénere colombiana.

Esta aliança estratégica permitirá que, findo o prazo definido, a Imprensa Nacional da Colômbia assuma, de forma totalmente autónoma e independente, a emissão de passaportes, vistos e outros documentos de viagem.

No que diz respeito à INCM, empresa do setor empresarial do Estado, 100% pública, possibilita-lhe expandir a outras geografias competência e tecnologia portuguesas.

Este modelo colaborativo representa uma iniciativa sem precedentes e um marco histórico: pela primeira vez, a Colômbia contará com produção própria e independente de documentos oficiais.

Skip to content