Foi ontem inaugurada uma lápide evocativa da ocupação da Casa da Moeda pelos militares do MFA no dia 25 de abril de 1974. A Casa da Moeda passa assim a ser um dos 14 «Lugares de Abril», uma iniciativa promovida pela Associação 25 de Abril em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa (CML) e que traça o percurso da Revolução dos Cravos na capital.
A lápide, colocada em frente à entrada principal do edifício, na Avenida de António José de Almeida, dispõe de um QR code, através do qual é possível obter uma descrição do episódio revolucionário ocorrido no local.
As instalações da Casa da Moeda estavam no plano de operações do MFA como objetivo a defender, a fim de impedir qualquer assalto ou intervenção exterior. A ação foi levada a cabo por uma força da Escola Prática de Engenharia de Tancos que antes tinha ocupado a ponte de Vila Franca, comandada pelo capitão Eduardo Carneiro Teixeira. A conquista do objetivo foi confirmada ao Posto de Comando do MFA às 14h30.
A inauguração contou com a presença da Vereadora Filipa Roseta, da CML, de Alcides Gama, Vogal do Conselho de Administração da INCM, e de vários ex-militares que participaram na operação.