8.º título da Série Ph. é dedicado a obra de Daniel Blaufuks
8.º título da Série Ph. é dedicado a obra de Daniel Blaufuks

24 maio | Apresentação de Ph.08 Daniel Blaufuks – o novo livro da Série Ph.

18 de maio de 2022

Ph.08 Daniel Blaufuks, o novo livro da Série Ph. que conta com um ensaio inédito de Maria Filomena Molder, é uma edição que mostra o percurso artístico de Blaufuks, desde os anos 1980 do séc. XX até à atualidade, incluindo algumas obras nunca publicadas. O livro será apresentado no Auditório 3 da Fundação Calouste Gulbenkian no dia 24 de maio às 18h30, numa sessão que contará com a presença dos autores e do diretor da coleção.

No texto publicado no livro pode ler-se: «Não há volta a dar-lhe, para os poetas, os artistas, e tutti quanti que andam a fazer qualquer coisa na terra que nenhuma esfera extraterrestre aprovou, aquilo que fazem é um instrumento para qualquer coisa na qual apenas tocam, apesar de não pararem de a absorver e regurgitar, a vida e a vida deles. Isto é observável nas fotografias de Daniel Blaufuks.»

Daniel Blaufuks nasceu em Lisboa em 1963. Tem-se dedicado à relação entre a memória pública e a memória privada, tema com presença constante nas interrogações do seu trabalho como artista visual. Blaufuks tem exposto largamente em museus, galerias de arte contemporânea e festivais, trabalhando principalmente com fotografia e vídeo e apresentando o resultado através de livros, instalações e filmes.

A sua formação dividiu-se entre a AR.CO, Lisboa, o Royal College of Arts, Londres, e a Watermill Foundation, Nova Iorque. Em 2017, doutorou-se na University of Wales, onde defendeu uma tese sobre fotografia e cinema e as suas relações com os textos de W. G. Sebald e Georges Perec, bem como os temas da memória e do Holocausto.

Entre outras distinções, recebeu, em 2016, o Prémio AICA - Associação Internacional de Críticos de Arte pelas exposições «Tentativa de Esgotamento» e «Léxico». Em 2007, foi o vencedor do Prémio BES Photo Award, o mais importante prémio nacional de fotografia e a sua obra Sob Céus Estranhos foi considerada o melhor livro de fotografia internacional do PhotoEspanha, 2007.

Iniciada em 2017, a Série Ph. conta já com títulos dedicados a Jorge Molder, Paulo Nozolino (ambos já na segunda edição), Helena Almeida (esgotado), Fernando Lemos, José M. Rodrigues, Ernesto de Sousa e Jorge Guerra. A Série Ph., dirigida por Cláudio Garrudo, é uma coleção de monografias bilingues (português/inglês) dedicada à fotografia portuguesa contemporânea, que pretende dar a conhecer a obra dos diversos autores, com textos de especialistas e apresentando os territórios expandidos e múltiplos da Fotografia.

Imagem maximizada

fechar [X]