Livro foi distinguido com a menção especial de melhor livro informativo de não ficção
Livro foi distinguido com a menção especial de melhor livro informativo de não ficção

Tipos Curiosos. Pequena História das Letras distinguido em Itália

2 de junho de 2021

Tipos Curiosos. Pequena História das Letras, o livro que comemora os 250 anos da Imprensa Nacional, com texto de Ricardo Henriques, ilustrações de Madalena Matoso e consultoria científica de Rúben Dias, acaba de ser distinguido em Itália, naquela que é a mais importante feira internacional do Livro Infantil, a Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha.

Tipos Curiosos. Pequena História das Letras, uma edição de 2020 feita em parceira pela Imprensa Nacional e a Pato Lógico, recebeu uma menção especial de melhor livro informativo de não ficção.

«Um grandioso livro cronológico que torna acessível aos leitores mais novos o complexo, importante e, ainda assim, inexplorado tema da tipografia. Como o hipertexto é apresentado como uma forma de expressão escrita, somos levados a refletir sobre a imagem visual das nossas palavras», afirmou o júri a propósito da obra portuguesa.

Amplamente ilustrado Tipos Curiosos. Pequena História das Letras explica, de uma forma didática e muito divertida, a história das letras do alfabeto latino e o processo evolutivo da escrita. Pelo meio são reveladas muitas curiosidades deste longo percurso, que tem início nos primeiros sistemas da protoescrita e chega até à atualidade.

A Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha, atribui prémios a livros ilustrados de todo o mundo, em categorias como ficção, não ficção, poesia ou primeiras obras.

Este ano, os premiados foram escolhidos entre 1.577 obras, de 41 países, submetidas a concurso.

Imagem maximizada

fechar [X]