Face nacional da moeda é assinada pelo designer Eduardo Aires
Face nacional da moeda é assinada pelo designer Eduardo Aires

Moeda Comemorativa da Presidência Portuguesa da União Europeia entra hoje em circulação

4 de janeiro de 2021

A Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM) comemora o ano em que Portugal assume a Presidência do Conselho da União Europeia com o lançamento de uma moeda corrente de 2 euros alusiva ao tema. Esta será a primeira moeda comemorativa pertencente ao Plano Numismático 2021.

É a quarta vez que o País assume esta liderança, desta vez sob o mote “Tempo de agir: por uma recuperação justa, verde e digital”. Com a pandemia que assolou o mundo no último ano, é agora responsabilidade da Presidência definir prioridades e linhas de ação específicas na recuperação económica e no desenvolvimento social da União Europeia.

Tendo isto em conta, a moeda, desenhada por Eduardo Aires, ilustra, através de uma imagem simples composta por linhas que têm o mesmo ponto de origem – Portugal –, as relações de um País com os restantes, tanto a nível económico como social, territorial e até digital.

Gonçalo Caseiro, Presidente do Conselho de Administração da INCM, refere que “esta é uma moeda que reforça a missão atribuída à INCM e o posicionamento de Portugal dentro da União Europeia neste cargo que os une. Ao circular por toda a Europa, será certamente mais um símbolo do compromisso que o País irá assumir nos próximos meses que ficará na memória coletiva”.

A emissão desta moeda será feita nas versões corrente, proof e BNC, podendo todas elas ser adquiridas nas lojas físicas e online da INCM.

Imagem maximizada

fechar [X]