O Prémio presta homenagem ao poeta, ensaísta e académico cabo-verdiano Arnaldo França (1925-2015)
O Prémio presta homenagem ao poeta, ensaísta e académico cabo-verdiano Arnaldo França (1925-2015)

Olavo Delgado Correia vence 1.ª edição do Prémio Literário Arnaldo França

29 de outubro de 2018

Olavo Delgado Correia, com a prosa Beato Sabino, é o vencedor da 1.ª edição do Prémio Literário Arnaldo França, uma iniciativa conjunta da Imprensa Nacional de Cabo Verde (INCV) e da Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM), de Portugal.

O anúncio foi feito durante a Morabeza – Festa do Livro de Cabo Verde, que decorreu no Mindelo, ilha de São Vicente, de 19 a 28 de outubro, e, de acordo com a presidente do júri, Vera Duarte, a obra foi selecionada por ser «um trabalho inédito e de grande qualidade, com um enredo peculiar e uma linguagem clara e bem conseguida».

O júri do Prémio anunciou ainda a atribuição de uma menção honrosa a Onestaldo Ferreira Fontes Gonçalves, graças à obra O Sonho de Ícaro, onde destaca a «originalidade com que trata os temas da emigração e da traição e pela mestria na condução escrita do romance».

Além do valor pecuniário de 5 mil euros, o Prémio Arnaldo França contempla ainda a publicação da obra vencedora em Cabo Verde e em Portugal.

Para o presidente da INCV, Miguel Semedo, o Prémio, além de homenagear a figura de Arnaldo França, enquanto homem, cidadão e escritor, pretende homenagear a «literatura nacional, promover os escritores cabo-verdianos e, concomitantemente, contribuir para a elevação da língua portuguesa».

Por sua vez, o diretor da Unidade de Publicações da INCM, Duarte Azinheira, destacou a «estreita ligação entre as duas instituições e a sua missão de promover a literatura de língua portuguesa, especialmente a cabo-verdiana».

O Prémio Literário Arnaldo França é dirigido a todos os cidadãos cabo-verdianos ou residentes em Cabo Verde há mais de cinco anos e visa selecionar trabalhos inéditos de grande qualidade, no domínio da prosa, redigidos em língua portuguesa, incentivando assim a criação literária cabo-verdiana.

Imagem maximizada

fechar [X]