O cabo-verdiano Wilson Lopes é o vencedor da categoria de ilustração da 1.ª edição do Prémio Literário Infantojuvenil Manuel Lopes, um galardão instituído em parceria pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM) e pelo Instituto da Biblioteca Nacional de Cabo Verde (BNCV).
O júri da categoria de ilustração, composto por Elisabete Gonçalves “Bety”, Tutu Sousa e André Letria, distinguiu o trabalho apresentado por Wilson Lopes, que deu forma e cor ao conto Nina, de Vanda Azuaga Monteiro, vencedor da categoria de texto nesta edição inaugural do Prémio.
Wilson Lopes, também conhecido como Tozé, reside na cidade da Praia, em Cabo Verde. Com cerca de uma década de experiência no campo da ilustração, Tozé destaca-se pelo seu trabalho de concept art, animação e interfaces para jogos mobile. Além do universo dos jogos eletrónicos, o autor dedica-se também à arte urbana e ao retrato, explorando continuamente novas formas de expressão criativa.
A par da componente pecuniária de 5 mil euros (repartida equitativamente entre as categorias de texto e ilustração), o galardão contempla ainda a publicação em livro dos trabalhos vencedores pela Imprensa Nacional, a chancela editorial da INCM, em Portugal.
O Prémio Literário Infantojuvenil Manuel Lopes visa promover a criação literária e a ilustração para o universo infantojuvenil e é dirigido a autores cabo-verdianos ou a residir em Cabo Verde, prestando ao mesmo tempo homenagem ao escritor Manuel Lopes, figura destacada da literatura cabo-verdiana.