Estas séries são uma iniciativa de Portugal, Espanha e vários países latino-americanos que celebra, desde 1992, sob a forma de cunhagem de moeda de coleção, temas que põem em evidência a sua matriz histórica e cultural comum.
A Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM) fez-se representar por Duarte Azinheira, na qualidade de membro do Conselho de Administração que tutela da área de produção e comercialização de moeda, e por Rita Assis, atual responsável pela Direção de Marketing e Canais da empresa. Estiveram ainda presentes Gonzalo Moreno e José Luis Orozco pela FNMT (promotores), René Luis Gracia, Miriam Fernandez e Maria Inés Murray, pelo BCRA (anfitriões), Albert Albernal, do Banco Central do Paraguai, e Mayra Guzman, pelo Banco Central do Equador.
O encontro foi muito proveitoso, tendo sido feito o ponto da situação da XIII Série, que será lançada ao público em 2024, e acordado o calendário e temas para a XIV Série, prevista para 2027. Foram ainda analisados problemas, soluções e experiências transversais a todos.
A INCM participou em todas as séries emitidas até ao momento.