Prémio Literário Infantojuvenil Manuel Lopes apresentado no Festival Literário Morabeza, em Cabo Verde

A Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM) participou na 4.ª edição do Festival Literário Morabeza – Festa do Livro, em Cabo Verde, onde anunciou a criação do Prémio Literário Infantojuvenil Manuel Lopes, em parceria com o Instituto da Biblioteca Nacional de Cabo Verde (BNCV).

O novo Prémio, que terá a sua 1.ª edição já em 2024, foi apresentado por Matilde Mendonça dos Santos, Presidente do Conselho Diretivo da BNCV, e por Duarte Azinheira, Administrador da INCM. É dirigido a todos os cidadãos cabo-verdianos ou estrangeiros residir em Cabo Verde e visa distinguir textos e ilustrações, originais e inéditos, dirigidos ao universo infantojuvenil.

O prémio Literário Infantojuvenil Manuel Lopes contemplará a edição da obra pela Imprensa Nacional e uma componente pecuniária de 5 mil euros (2500 para o vencedor do texto inédito e 2500 euros para o autor vencedor das ilustrações inéditas). As datas e prazos para concorrer serão anunciados em breve nos sítios institucionais da INCM e da BNCV.

O galardão presta homenagem à memória do escritor cabo-verdiano Manuel Lopes (1907-2005) e, ao mesmo tempo, procura promover a língua portuguesa e a criação literária em Cabo Verde, à semelhança do Prémio Literário Arnaldo França, que conta já com 6 edições e que resulta da parceria estabelecida entre a INCM e a Imprensa Nacional de Cabo Verde.

Esta 4.ª edição do Festival Morabeza, que teve lugar na Cidade da Praia, de 19 a 22 de março, deu especial atenção à literatura infantojuvenil e reuniu escritores, investigadores, ilustradores e outros especialistas nos domínios do livro e da literacia.

Além do lançamento do Prémio Literário Infantojuvenil Manuel Lopes, o Festival ficou ainda marcado por diversos debates, showcooking, lançamentos de obras e por uma feira do livro, entre outas atividades que fizeram parte da sua programação.

48 Anos do Diário da República

48 Anos do Diário da República

Os 48 anos do Diário da República e da publicação da Constituição da República Portuguesa foram assinalados, no dia 10 de abril, com uma apresentação temática, intergeracional, na Escola Primária de Alcorriol, no concelho de Torres Novas. A apresentação, inserida na...

read more
Skip to content