Prémio Infantojuvenil Manuel Lopes – Aberta a fase de candidatura ao Prémio de Ilustração

Aberta a fase de candidatura ao Prémio de Ilustração

De 1 de agosto a 31 de outubro de 2024 estão abertas as candidaturas ao Prémio de Ilustração da 1.ª edição do Prémio Literário Infantojuvenil Manuel Lopes instituído em parceria pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM) e pelo Instituto da Biblioteca Nacional de Cabo Verde (BNCV), dirigido a autores cabo-verdianos ou a estrangeiros a residir em Cabo Verde.

Os trabalhos a concurso devem ser ilustrações inéditas. Estas devem ser submetidas exclusivamente online, no sítio da Imprensa Nacional, preenchendo o seguinte formulário de candidatura.

Os candidatos ao Prémio de Ilustração deverão solicitar o texto vencedor através do email: premiosliterarios@incm.pt ou descarregar o texto vencedor na página do prémio, onde poderão ainda consultar o regulamento. A escolha dos trabalhos distinguidos na área da ilustração caberá ao coletivo de júri, a saber, Elisabete “Bety” Gonçalves, Tutu Sousa e André Letria.

Nina, de Vanda Azuaga Monteiro, é o texto vencedor da 1.ª edição do Prémio Infantojuvenil Manuel Lopes

Vanda Azuaga Monteiro, autora do texto vencedor da 1.ª edição do Prémio Infantojuvenil Manuel Lopes

De entre as 34 candidaturas que se apresentaram à primeira fase do concurso, foi o conto Nina, de autoria de Vanda Azuaga Monteiro, o trabalho vencedor na categoria «Texto».

O júri composto por Isabel Alçada, Vera Duarte e Germano Almeida alegou a «escrita de qualidade num estilo claro, correto e consistente» bem como «a estrutura narrativa bem conseguida, com relatos na primeira pessoa, recorrendo à subjetividade de várias personagens de diferentes idades e com diferentes vivências, apresentadas em sucessão, para revelarem ao leitor múltiplas perspetivas de uma história comum». Referiu ainda que o conto Nina apresenta «um contexto familiar atual, em Cabo Verde e Portugal, envolvendo várias personagens que descrevem a traços largos situações de vida, que se vão desenvolvendo e tornando cada vez mais claras». Por fim, o júri referiu que o trabalho de Vanda Monteiro faz referência a «problemas reais que podem suscitar a compreensão dos sentimentos de quem os enfrenta e a empatia dos leitores».

Vanda Azuaga Monteiro nasceu no Porto, em 1959, onde estudou Economia. Tem 4 livros publicados. Entre 2023 e 2024 viveu e trabalhou em Cabo Verde.

De recordar que este galardão visa homenagear a figura de Manuel Lopes, ficcionista, poeta, ensaísta e um dos fundadores da literatura moderna em Cabo Verde, que nasceu em Campinho (São Nicolau), a 23 de dezembro de 1907, e faleceu em Lisboa a 25 de janeiro de 2005.

Além da componente pecuniária de 5 mil euros (repartida equitativamente entre as categorias de texto e ilustração), o Prémio Literário Infantojuvenil Manuel Lopes contempla ainda a edição em livro dos trabalhos vencedores sob a chancela da Imprensa Nacional.

A INCM e a BNCV estão convictas de que este novo prémio será um importante incentivo à criação literária infantojuvenil em Cabo Verde, algo que veem como fundamental para garantir a preservação e o desenvolvimento do património comum da língua portuguesa e para a formação de jovens leitores, pois serão eles os leitores e autores das obras de amanhã.

Skip to content