A moeda de coleção «O Conhecimento», desenhada pelo jovem António Cerqueira, vencedor da 4.ª edição do concurso Desenhar a Moeda, promovida pela INCM, em parceria com a comunidade escolar do Alto Minho, foi ontem apresentada em Ponte da Barca.
O evento, que decorreu no Auditório Municipal, foi abrilhantado pela música dos alunos da Escola de Música da Câmara Municipal e contou com a presença o diretor do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, Carlos Alberto Louro, e da diretora de Marketing e Canais da INCM, Rita Assis.
Um dos momentos mais especiais foi a intervenção de António Cerqueira, que frequentava o 5.º ano do ensino básico numa escola de Ponte da Barca quando desenhou esta moeda e que partilhou com a audiência a sua experiência e inspiração para o tema, bem como um poema sobre a moeda.
Durante a sessão, foi ainda revelado o tema da 5.ª edição do concurso Desenhar a Moeda – a Multiculturalidade –, que será desenvolvido em colaboração com as escolas do município de Faro e que dará origem a uma moeda a cunhar em 2026.
A apresentação encerrou com as palavras do Presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, Manoel Batista Pombal, e do Presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca, Augusto Marinho, e com mais um momento musical.