A moeda de coleção Miragaia longicollum, a terceira da série dedicada aos Dinossauros de Portugal, foi apresentada no dia 1 de junho no Dino Parque da Lourinhã.
Desenhada por Joana Bruno, especialista em ilustração científica, esta moeda apresenta no anverso as vértebras cervicais do Miragaia longicollum, bem como o seu crânio e as placas ósseas que acompanhavam a coluna vertebral do animal. No reverso, vemos a representação em vida deste imponente estegossauro, sendo possível admirá-lo de forma quase tridimensional.
A moeda, com o valor facial de 5€, conta com uma emissão limitada a 3000 exemplares em prata com acabamento proof e 30 000 exemplares em cuproníquel com acabamento normal. Na versão em prata proof o Miragaia longicollum surge colorido, com a curiosidade adicional de brilhar no escuro.
Em 1999, na zona da Lourinhã, foram encontrados ossos fossilizados de um dinossauro. No entanto, só entre 2002 e 2006, os investigadores prepararam os fósseis, os moldes e as réplicas, e concluíram que haviam descoberto uma nova espécie de estegossauro – o Miragaia longicollum –, que viveu no Jurássico Superior, há 150 milhões de anos