Marcelo Rebelo de Sousa na apresentação de «Escritos Ucranianos», de Jorge Carlos Fonseca

O Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, participou ontem (31 de julho) na apresentação do livro Escritos Ucranianos, de Jorge Carlos Fonseca, que teve lugar no Centro Cultural de Cabo Verde de Lisboa.

Na mesa da sessão estiveram também presentes, Duarte Azinheira, administrador da Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM), José Eduardo Cunha, crítico literário e poeta cabo‑verdiano, e o autor, Jorge Carlos Fonseca.

O chefe de Estado português deixou vários elogios ao antigo Presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, que definiu como «um amigo». Também Jorge Carlos Fonseca destacou a relação «de amizade, muita cumplicidade» entre si e Marcelo Rebelo de Sousa, de quem foi colega de curso na Faculdade de Direito de Lisboa.

A sala encheu-se para acolher este painel e este novo título da coleção «Olhares», uma coleção que a editora pública portuguesa dedica ao género Ensaio. O evento contou com a presença de vários embaixadores, diplomatas e personalidades ligadas a Cabo Verde e aos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa. A embaixada da Ucrânia em Portugal também se fez representar.

Escritos Ucranianos é o primeiro livro que o ex-Presidente da República de Cabo Verde Jorge Carlos Fonseca publica na INCM. Composto por cem fragmentos, entre poesia e prosa poética, este título reflete o conflito do leste europeu a partir das ilhas atlânticas.

Skip to content