A Lia, um chatbot que utiliza a Inteligência Artificial generativa para encontrar respostas de forma imediata e através de linguagem natural na legislação vigente e consolidada disponível em diariodarepublica.pt, foi apresentada ao público esta terça-feira, dia 11 de fevereiro, pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM).
O evento de lançamento contou com a participação do Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, Paulo Lopes Marcelo, da Presidente do Conselho de Administração da INCM, Dora Moita, e do Diretor do Diário da República, Bruno Pereira.
Durante a apresentação, Dora Moita garantiu o «compromisso de que este sistema irá continuar, irá ser melhorado, e a nossa intenção de aplicá-lo a outras áreas do portal do Diário da República». De acordo com Bruno Pereira, que dirige o jornal oficial, «qualquer cidadão, independentemente dos seus conhecimentos jurídicos, poderá usar esta ferramenta para o auxiliar no seu dia-a-dia, portanto, o nosso objetivo é precisamente este, facilitar o acesso à informação jurídica».
A sessão contou, ainda, com uma mesa-redonda sobre o impacto das soluções de Inteligência Artificial no acesso à legislação com Manuel Cabugueira, da NOVA IMS, Joana Mascarenhas, da Vieira de Almeida & Associados, e Manuel Dias, da Microsoft Portugal, e moderação do jornalista Alexandre Évora.
O encerramento coube ao Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, que destacou a «segurança jurídica, a confiança que o Diário da República tem de transmitir aos cidadãos» e «a inovação, este é um bom exemplo disso».
Com um funcionamento intuitivo, a Lia responde a perguntas simples e fornece respostas simples e informativas, baseadas na legislação consolidada vigente, sobre dúvidas concretas dos cidadãos e utilizadores. Por exemplo: “Tenho direito a teletrabalho?” ou “Existem leis sobre o Porta 65?”.
Esta ferramenta visa facilitar a vida dos cidadãos, permitindo-lhes conhecer as regras legais aplicáveis, de modo mais simples e intuitivo.
«O projeto com a INCM é a prova de que a tecnologia pode e deve simplificar o acesso à informação, especialmente em áreas complexas como a legislação. É o exemplo perfeito de como a inteligência artificial pode ser aplicada com responsabilidade para tornar o conhecimento jurídico mais acessível a todos. Através de uma abordagem inovadora, combinando AI generativa com pesquisa híbrida, conseguimos criar uma solução robusta, capaz de fornecer respostas precisas e contextualizadas», sublinhou Sérgio Viana, Managing Partner, da Xpand IT.
O desenvolvimento de tecnologia ao serviço do cidadão é uma prioridade da INCM, responsável pela edição do Diário da República, o jornal oficial da República Portuguesa.
A Lia é uma tecnologia experimental e em evolução contínua que procura dar respostas simples sobre dúvidas concretas do utilizador, mas não substitui a consulta de um advogado ou outro profissional qualificado para a obtenção de aconselhamento técnico ou jurídico.
A utilização da assistente de pesquisa inteligente é gratuita para todos os utilizadores registados no portal do Diário da República, em diariodarepublica.pt