A Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM) apresenta a assistente de pesquisa inteligente do Diário da República – Lia – um chatbot que, utilizando a Inteligência Artificial generativa, encontra respostas de forma imediata e através de linguagem natural na legislação vigente e consolidada disponível em diariodarepublica.pt
O lançamento desta ferramenta, que visa facilitar a vida dos cidadãos, permitindo-lhes conhecer as regras legais aplicáveis, de modo mais simples e intuitivo, vai realizar-se no dia 11 de fevereiro, às 16h30, na Biblioteca da Imprensa Nacional, sendo transmitido em direto no YouTube, Instagram, Facebook e LinkedIn do Diário da República.
Durante o evento, terá lugar uma na mesa-redonda moderada pelo jornalista Alexandre Évora sobre «O impacto das soluções de Inteligência Artificial no acesso à legislação», com os seguintes participantes:
- Manuel Cabugueira, da NOVA IMS;
- Joana Mascarenhas, da Vieira de Almeida & Associados;
- Manuel Dias, da Microsoft Portugal.
O encerramento da sessão será feito pelo Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, Paulo Lopes Marcelo.
Como funciona a Lia?
Com um funcionamento intuitivo, a Lia, ferramenta de Inteligência Artificial generativa, responde a perguntas simples e fornece respostas simples e informativas, baseadas na legislação consolidada vigente, sobre dúvidas concretas dos cidadãos e utilizadores. Por exemplo: “A quantos dias de férias tem direito um trabalhador?” ou “Existem leis sobre o Porta 65?”.
O desenvolvimento de tecnologia ao serviço do cidadão é uma prioridade da INCM, responsável pela edição do Diário da República, o jornal oficial da República Portuguesa.
“O principal objetivo da disponibilização de um assistente de pesquisa inteligente é a redução das barreiras no acesso à informação jurídica, para que qualquer pessoa tenha a possibilidade de encontrar informação relevante na lei, promovendo uma maior literacia jurídica. A Lia está disponível 24 horas por dia, 365 dias por ano, de forma totalmente gratuita e universal, aliás, como todas as ferramentas do Diário da República” – Bruno Pereira, diretor do Diário da República.
A utilização da assistente de pesquisa inteligente é gratuita para todos os utilizadores registados no portal do Diário da República, em diariodarepublica.pt
A Lia é uma tecnologia experimental e em evolução contínua que procura dar respostas simples sobre dúvidas concretas do utilizador, mas não substitui a consulta de um advogado ou outro profissional qualificado para a obtenção de aconselhamento técnico ou jurídico.