A Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM) apresenta a 3.ª edição do Prémio Diário da República no dia em que se assinalam os 49 anos do jornal oficial da República Portuguesa. O evento será transmitido, em direto, no dia 10 de abril, às 16h00, no canal no YouTube do Diário da República.
Nesta edição do Prémio, que conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República, os participantes são desafiados a refletir e observar a presença da lei em ação no seu dia a dia, captando uma fotografia que o ilustre.
Os autores das fotografias classificadas em primeiro, segundo e terceiro lugar em cada uma das categorias do concurso – menos de dezoito anos e mais de dezoito anos de idade – receberão, respetivamente, cheques-formação atribuídos pelo parceiro desta iniciativa, o Instituto Português de Fotografia, e prémios monetários.
Todas as informações sobre esta edição disponíveis a partir do dia 10 de abril, em premio.diariodarepublica.pt
Durante o evento de lançamento desta edição, terá lugar uma mesa-redonda sobre o tema da literacia jurídica e o impacto da fotografia, integrando os elementos do júri do concurso:
- Pedro Verde Pinho, fotógrafo, diretor pedagógico do Instituto Português de Fotografia e ex-advogado;
- Luísa Teixeira da Mota, advogada e coautora do projeto Pão de Law e do livro Direito Descomplicado – 50 Perguntas e Respostas;
- João Porfírio, editor de fotografia e fotojornalista do Observador, tendo já passado pela Agência Lusa, pelo semanário SOL e pelo Jornal i.
O encerramento da sessão será feito pelo Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, Paulo Lopes Marcelo.
Conheça todos os detalhes desta edição do Prémio, em direto, no canal no YouTube do Diário da República, no dia 10 de abril, a partir das 16h00.
Sobre o Prémio Diário da República
A INCM promoveu as duas primeiras edições do Prémio Diário da República junto dos jovens, tendo contado com uma ampla participação e entusiasmo na apresentação de contributos para a construção do jornal oficial de Portugal. Na primeira edição, foi proposto o primeiro logótipo oficial do Diário da República e, na segunda edição, foram apresentadas ideias inovadoras para tornar o Diário da República mais próximo dos jovens.
Promove-se, assim, a consciencialização sobre o papel da lei na sociedade e do Diário da República enquanto divulgador da lei e de todos os conteúdos de valor acrescentado como a versão consolidada, a análise jurídica, os resumos em linguagem clara, o lexionário e a Lia, a assistente de pesquisa inteligente, disponível em diariodarepublica.pt
Dando continuidade ao trabalho desenvolvido, nesta edição subordinada ao tema “Vamos fotografar a lei”, pretende-se aproximar as pessoas do conteúdo das normas aplicáveis ao dia-a-dia de todos, um objetivo enquadrado na missão de serviço público do Diário da República.
Subscreva o canal no YouTube do Diário da República e acompanhe o evento.