A Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM) assinou um contrato para a produção das vinhetas de alta segurança do visto Schengen da Finlândia.
Este contrato resulta da vitória da INCM num exigente concurso público internacional, lançado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros da Finlândia em fevereiro de 2022, e que consistiu em 3 fases: início numa pré-qualificação para seleção de 3 empresas concorrentes, uma posterior auditoria externa às instalações de impressão de segurança da INCM e, por fim, a avaliação de uma proposta abrangente que respondesse plenamente aos exigentes requisitos técnicos.
Trata-se de um acontecimento marcante para a INCM que acentua o foco na internacionalização de negócios e é a afirmação da empresa num mercado cada vez mais global e exigente na procura de soluções de segurança e de confiança.
O visto Schengen é uma autorização emitida por um Estado Membro do Espaço Schengen (atualmente composto por 26 países) com a finalidade de escala aeroportuária, trânsito ou intenção de estadia de curta duração no território de um ou mais Estados Membros, permitindo que o seu portador se apresente na fronteira externa. Destina-se a estadas de curta duração até 90 dias em cada período de 180 dias e pode ser concedido para efeitos de turismo, visita familiar, negócios, trabalho sazonal, trânsito, entre outros.