Apresentámos, ontem, na Biblioteca da Imprensa Nacional, a moeda do Unicórnio, com valor facial de cinco euros, que vem inaugurar a série de moedas comemorativas «Heróis e Criaturas da Mitologia» — que celebra personagens universais, unindo as sucessivas gerações.
Esta moeda, foi desenhada pela ilustradora Susa Monteiro (1979), natural de Beja, que tem diversos livros publicados, realiza exposições coletivas e em nome individual, e já recebeu várias distinções, tornando-a uma das novas apostas da ilustração nacional. Com o seu traço muito próprio, Susa Monteiro quis mostrar com esta moeda o Unicórnio escondido dos que querem capturá-lo, por entre os ramos de uma romãzeira. A romãzeira, para os antigos gregos, era considerada o fruto do Inferno. A pureza do Unicórnio, em contraste com o fruto corrompido, torna-se, assim, ainda mais luminosa.
Esta moeda comemorativa da série «Heróis e Criaturas da Mitologia» conta com três versões: cuproníquel, prata e ouro com acabamento proof.
A sessão de apresentação da moeda contou com intervenções da diretora de marketing e canais, Rita Assis, e com as de Duarte Azinheira e Dora Moita, vogal e presidente do Conselho de Administração da Imprensa Nacional-Casa da Moeda, respetivamente.