A Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM) e a Fintech House (FH) celebraram um acordo de colaboração, para apoiar o empreendedorismo, a inovação e o desenvolvimento de projetos de interesse tecnológico junto das startups do ecossistema fintech.
Esta parceria prevê várias iniciativas conjuntas que visam aproximar a comunidade da Fintech House, onde se incluem startups, parceiros e investidores, da experiência e know how da INCM, em particular na área da identidade digital, facilitando não só a concretização de novos projetos como também o desenvolvimento de contactos e novas soluções de I&D relevantes para a melhoria da cadeia de valor da instituição.
Para Gonçalo Caseiro, Presidente do Conselho de Administração da INCM: “este acordo é mais um exemplo do ecossistema inovador já presente em Portugal, cujo sucesso assumimos como um propósito partilhado por todos. É com a colaboração entre autoridades, empresas, startups e a academia que vamos tornar esse ecossistema ainda mais forte”.
“A parceria com a INCM mostra como o ecossistema fintech é variado e transversal a diferentes setores. É pela junção das mais diferentes entidades que vai ganhando força e a INCM vem desempenhar um papel fundamental com foco na identidade digital. Esta parceria representa uma grande oportunidade para ambos e para o ecossistema fintech português” destaca Mariana Gorjão Henriques, Head of Partnerships da Fintech House.
Neste sentido está prevista, até ao final do ano, a realização de encontros, apresentações, mesas redondas e eventos abertos à comunidade, que terão lugar na Fintech House, um espaço de co-work destinado a startups que desenvolvem modelos de serviços ou produtos inovadores nas áreas de regtech, insurtech, fintech e cybersecurity. Entre essas iniciativas, destacam-se as INCM Summer Sessions e o Identity Trends, um evento sobre as principais tendências no âmbito da identidade, com data prevista para setembro.
Os encontros promovidos terão especial foco na identidade digital, elemento essencial ao funcionamento das sociedades atuais, onde o valor criado na economia é, cada vez mais, suportado por plataformas digitais que implicam a validação da identidade de todos os seus intervenientes, de forma segura e conveniente.
A identidade digital, associada a tecnologias emergentes como a criptografia, a biometria, a inteligência artificial, o blockchain ou a internet das coisas, é uma área que tem conhecido grandes desenvolvimentos na INCM, permitindo-lhe oferecer soluções de identificação seguras a governos, empresas e cidadãos de todo o mundo.