A Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM), através do Diário da República, lança o podcast e videocast Diário Claro, um projeto que pretende aproximar as pessoas da vida democrática e da lei, ajudando-as a compreender temas e assuntos presentes no seu dia a dia.
Esta iniciativa destina-se a todos os cidadãos, independentemente do seu nível de conhecimento jurídico, literacia política ou cultura democrática. Cada episódio do podcast e videocast Diário Claro é um explicador, contando com a participação de um convidado especialista na sua área.
Com uma linguagem clara e acessível, são apresentados temas que afetam diretamente a vida das pessoas e com os quais se confrontam nas notícias, numa notificação do tribunal ou até em debates com amigos e família – mas que nem sempre são fáceis de compreender.
Alguns dos episódios previstos são: Como funciona o Governo? O que são decretos-leis e qual o seu impacto na nossa vida? O que é o Orçamento do Estado: como influencia o nosso dia a dia? O que dizem as leis do arrendamento? Que direitos tenho como inquilino? Qual é o papel do Tribunal Constitucional? O que é o IMI, o IMT e outros impostos? Como é que a Assembleia da República funciona? Heranças e sucessões: o que é que diz a lei? O que faz o Presidente da República?
O primeiro episódio conta com a participação de Paulo Lopes Marcelo, Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros. Explica-se o funcionamento do Governo, a forma como são tomadas as decisões importantes para o país, o que fazem os Ministros e os Secretários de Estado e o processo legislativo que afeta diretamente o dia a dia dos cidadãos.
No segundo episódio, uma edição especial, o tema é O que é o Orçamento do Estado, trocado por miúdos, e contará com a participação de Nazaré da Costa Cabral, Presidente do Conselho das Finanças Públicas.
Os episódios do Diário Claro serão lançados mensalmente no canal no YouTube do Diário da República, no Spotify e na Apple Podcasts.
Os próximos convidados, temas e os destaques de cada episódio serão publicados nas redes sociais do Diário da República – Instagram, Linkedin, Facebook e X.