A cerimónia de entrega dos prémios da 5.ª edição do concurso Desenhar a Moeda, promovido pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM) e subordinado ao tema da «Multiculturalidade», teve hoje lugar no Mercado Municipal de Faro.
O concurso, dirigido aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico do Município de Faro, distinguiu o trabalho apresentado pela jovem aluna do 9.º ano Melissa Garcia, que verá o seu desenho dar origem a uma moeda de coleção a emitir em 2026. Foram ainda atribuídas duas menções honrosas a Gabriel Morgado, aluno do 9.º ano, e Amanda Briceno, do 7.º ano.
Durante o evento, que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Faro, Rogério Bacalhau, e da diretora de Marketing e Canais da INCM, Rita Assis, foi também inaugurada uma exposição com uma seleção de 39 projetos finalistas, selecionados entre 139 candidaturas recebidas, que irão estar patentes ao público no Mercado Municipal de Faro até dia 30 de junho.
O concurso Desenhar a Moeda visa estimular a criação artística e numismática junto dos jovens e da comunidade escolar, procurando também sensibilizar para temas prementes e importantes da realidade atual. As anteriores edições deram origem a moedas que tiveram por temas «O Futuro», «O Mar», «O Clima» e «O Conhecimento», que integraram, respetivamente, os planos numismáticos de 2017, de 2019, de 2022 e de 2024.