Diário da República passa a estar preservado no arquivo digital nacional

A Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) e a Imprensa Nacional-Casa da Moeda, S.A. (INCM) procederam à integração do sistema de depósito e de arquivo dos documentos eletrónicos que titulam os atos publicados em Diário da República no Repositório de Objetos Digitais Autênticos (RODA).

O RODA é o arquivo nacional digital com capacidade de integrar, gerir e disseminar os objetos digitais produzidos pela Administração Pública para preservar a informação digital para memória futura.

A concretização desta medida efetiva a preservação a longo termo dos suportes eletrónicos dos atos publicados em Diário da República, no âmbito do exercício da atividade de serviço público de edição do jornal oficial a que a INCM se encontra adstrita.

Este projeto foi concretizado através de uma relação de cooperação entre a INCM e a DGLAB, no âmbito do serviço público que prosseguem e que apresenta uma conexão relevante entre si, contribuindo, reciprocamente, para a realização da respetiva missão.

Skip to content