Diário da República levou jovens a conhecer instituições que participam no procedimento legislativo

Nos dias 6 e 7 de junho, a equipa vencedora da 2.ª edição do Prémio Diário da República, da Escola Secundária de Ponte da Barca, teve a oportunidade de visitar a Presidência da República, a Assembleia da República, a Presidência do Conselho de Ministros e a Imprensa Nacional-Casa da Moeda.

Na Imprensa Nacional-Casa da Moeda  estes jovens estudantes conheceram, além do Diário da República, a Unidade Gráfica de Segurança, que produz, entre outros elementos essenciais para um exercício pleno da cidadania, o novo cartão de cidadão, e a Unidade da Moeda, que produz a moeda corrente e as moedas comemorativas.

Os alunos foram também recebidos pelo Presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, no Palácio de São Bento, que partilhou importantes ideias sobre a vida em democracia e o funcionamento da Assembleia da República, tendo  ainda a oportunidade de conhecer a Casa do Parlamento – Centro Interpretativo. Este espaço, recentemente inaugurado, oferece aos visitantes várias exposições e atividades interativas, que proporcionam uma melhor compreensão do nosso sistema político.

Os alunos conheceram ainda o procedimento legislativo do Governo. O Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, Paulo Lopes Marcelo, recebeu o grupo no Campus da Administração Pública, onde explicou o processo de aprovação das regras jurídicas da competência do Governo.De seguida, simularam uma reunião do Conselho de Ministros, em que cada aluno desempenhou o papel de um ministro ou ministra. Esta sessão está integrada no projeto educativo dinamizado pela Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros, em que os alunos debatem e aprovam propostas de lei.

Para encerrar o roteiro de visitas, os alunos foram recebidos pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio de Belém, que parabenizou os jovens pelo trabalho apresentado e deixou sugestões de implementação. O grupo visitou o Museu da Presidência e os jardins do Palácio de Belém.

Estes dois dias terminaram na Biblioteca da Imprensa Nacional, para um momento de partilha das marcantes experiências vividas pelos alunos e professores.A iniciativa foi encerrada com a intervenção do Diretor do Diário da República, Bruno Pereira, e do Diretor-Adjunto, Vítor Hugo Faria, que incentivaram os jovens, muitos deles com interesse nas áreas jurídica e pública, a prosseguirem com o exercício de uma cidadania cada vez mais ativa e informada.

De recordar que a 2.ª edição do Prémio Diário da República proporcionou aos mais de 200 alunos participantes a oportunidade de descobrir o jornal oficial de Portugal, promovendo a investigação e a reflexão sobre o que pode ser melhorado. Esta edição contou com o Alto Patrocínio da Presidência da República e da Assembleia da República, com o apoio da Presidência do Conselho de Ministros e do Ministério da Educação. A visita dos alunos vencedores contou com o apoio da Fundação Inatel e da Movijovem.

O Prémio Diário da República é uma iniciativa da Unidade do Diário da República, Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM), que já alcançou centenas de cidadãos nas suas duas edições. Este projeto visa contribuir para o acesso ao Direito e para a literacia jurídica da população, promovendo o relacionamento com o jornal oficial e com a lei.

Skip to content