Com o objetivo de facilitar o acesso à legislação nacional a todos os cidadãos, o Diário da República anuncia um conjunto de novidades. As mudanças incluem uma nova aplicação móvel mais acessível, nova imagem, a reformulação da matriz de conteúdos nas redes sociais e o início do redesenho do portal diariodarepublica.pt
Quase cinco décadas após o seu surgimento com esta designação, o Diário da República implementa um conjunto de novas soluções digitais, com lançamento faseado ao longo deste ano, com o objetivo de melhorar a experiência dos utilizadores e contribuir para a literacia jurídica dos cidadãos.
As novidades, apresentadas nesta segunda-feira, 5 de junho, potenciam o envolvimento da comunidade, por via da facilitação da navegação em várias plataformas eletrónicas, e procuram aproximar o Diário da República do dia-a-dia de todos. A saber:
- Nova aplicação móvel
É lançada a segunda geração da aplicação Diário da República, apresentando uma nova imagem, novos conteúdos e áreas temáticas de legislação consolidada. Traz ainda melhorias significativas na navegação e usabilidade. Esta app foi desenvolvida para proporcionar uma experiência personalizada a cada utilizador, incorporando funcionalidades até aqui inexistentes, designadamente a pesquisa melhorada, com o intuito de facilitar a procura por qualquer ato publicado.
- Lançamento do novo logótipo
Com um design moderno e distintivo, o novo logótipo representa a evolução e o compromisso contínuo do Diário da República com todos os cidadãos. “A entrada na segunda fase da vida do Diário da República impunha a apresentação de uma imagem modernizada e à qual se associe de imediato o jornal oficial. O logótipo agora revelado ao público em geral resulta de uma iniciativa recente, que muito nos orgulha, o prémio Diário da República. Na primeira edição, foi lançado o desafio, junto das faculdades e dos jovens licenciados, de renovar o símbolo que representa o jornal oficial”, revela Bruno Pereira, Diretor da Unidade de Publicações Oficiais.
- Novo domínio diariodarepublica.pt
Ao mesmo tempo, o Diário da República passa a ser acessível a partir do endereço diariodarepublica.pt, abandonando-se a expressão Diário da República Eletrónico. “Foi a evolução natural tendo em conta a prestação de um serviço exclusivamente digital há vários anos”, concretiza Bruno Pereira.
- Novos conteúdos nas redes sociais
Reconhecendo a importância das redes sociais na comunicação atual, o Diário da República expande a sua presença no Instagram, LinkedIn, Facebook e Twitter. São publicados nestas plataformas conteúdos que aproximam a letra da lei do dia-a-dia das pessoas, facilitando a compreensão das normas jurídicas. O Diário da República está comprometido em atender continuamente às necessidades e expectativas dos cidadãos, tornando a informação mais próxima e acessível.
- Redesenho funcional do portal
Está em curso o redesenho funcional do portal diariodarepublica.pt, com o objetivo de proporcionar uma experiência de utilização otimizada. A transição do jornal oficial, existente desde abril de 1976, para o domínio exclusivamente digital, exige alterações no modo de navegação online, “O compromisso é tornar a plataforma do Diário da República mais intuitiva e amigável”, esclarece Bruno Pereira.
As novidades agora desvendadas reforçam o compromisso contínuo da Imprensa Nacional-Casa da Moeda, entidade emissora do Diário da República, em assegurar, com elevada qualidade, a missão de serviço público inerente ao jornal oficial, contribuindo para uma legislação mais acessível e compreensível por todos os cidadãos. O Diário da República assume um papel essencial na promoção da literacia jurídica da sociedade.
Para mais informações sobre estas atualizações e novidades, o Diário da República convida a descarregar a nova aplicação móvel, disponível para Android e iOS, e a visitar o portal diariodarepublica.pt e as redes sociais.