CONFERÊNCIA “SELOS DE MATURIDADE DIGITAL – PORTUGAL PIONEIRO NA CERTIFICAÇÃO”

O átrio da entrada das oficinas da Casa da Moeda foi ontem palco da conferência dedicada ao tema “Selos de Maturidade Digital – Portugal Pioneiro na Certificação”, promovida pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM), em parceria com Estrutura de Missão Portugal Digital (EMPD).

Este evento contou com a presença da Ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, e do Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, na sessão de abertura, e do Secretário de Estado para a Transição Digital, André Aragão Azevedo, na sessão de encerramento. Estiveram também presentes a Vogal do Conselho de Administração da INCM, Dora Moita, a Diretora Executiva da Estrutura de Missão Portugal Digital, Vanda de Jesus, a Vogal do Conselho Diretivo do Instituto Português de Qualidade, Ana Ramalho, o Presidente do IPAC, Leopoldo Cortez, os representantes oficiais das entidades certificadoras nacionais, entre outros.

Durante a conferência, além dos Selos de Maturidade Digital, foi também apresentada a nova plataforma de certificação, gerida pela INCM. Houve ainda lugar à apresentação do piloto de certificação em cibersegurança e uma mesa-redonda subordinada ao tema «O compromisso com a maturidade digital», que contou com a participação de António Gameiro Marques, Diretor Geral do Gabinete Nacional de Segurança (GNS), Vanda de Jesus, Diretora Executiva da EMPD, Fernando Reino da Costa, CEO da Unipartners, e Nuno Ferreira Pires, CEO da Sportv.

Realizou-se ainda uma mesa-redonda que teve como tema «A importância da certificação na transição digital», que contou com as intervenções de Nuno Fernandes, Coordenador do Departamento Técnico do Centro Nacional de Cibersegurança, Sara Carrasqueiro, Vogal do Conselho Diretivo da AMA, Fernanda Ferreira Dias, Diretora Geral da DGAE, Filipa Calvão, Presidente da CNPD, Leopoldo Cortez, Presidente do IPAC, e Ana Ramalho, Vogal do Conselho Diretivo do IPQ.

O modelo de Certificação de Maturidade Digital (Selos de Maturidade Digital) concretiza uma das medidas inseridas no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para promover a transformação digital da economia. Com os Selos de Maturidade Digital, as empresas, do setor privado ou público, que cumpram um conjunto de normativas com requisitos técnicos de melhores práticas, podem agora ser certificadas, de acordo com o seu nível de maturidade (bronze, prata ou ouro), em 4 dimensões: Sustentabilidade, Cibersegurança, Privacidade e Proteção de Dados Pessoais e Acessibilidade.

A conferência teve transmissão via streaming e, quem não teve oportunidade de acompanhar em direto, pode assistir agora na íntegra aqui.

48 Anos do Diário da República

48 Anos do Diário da República

Os 48 anos do Diário da República e da publicação da Constituição da República Portuguesa foram assinalados, no dia 10 de abril, com uma apresentação temática, intergeracional, na Escola Primária de Alcorriol, no concelho de Torres Novas. A apresentação, inserida na...

read more
Skip to content