A Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM), representada por Dora Moita, Presidente do Conselho de Administração, esteve presente na cerimónia de entrega do Prémio Literário Guerra Junqueiro Lusofonia 2023, no Município de Freixo de Espada à Cinta.
Na cerimónia, realizada no âmbito do encerramento das cerimónias do centenário da morte do poeta freixenista Abílio Guerra Junqueiro, foi distinguido com o Prémio Literário Guerra Junqueiro Lusofonia – Portugal 2023 o escritor Mário Cláudio, que é também autor com obra publicada na Imprensa Nacional.
Destinado a distinguir escritores dos nove Países de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), o prémio contemplou nesta edição, além de Mário Cláudio, Daniel Medina (Cabo Verde), José Luís Mendonça (Angola), Cida Pedrosa (Brasil), Odete Costa Semedo (Guiné-Bissau), Laureano Nsue Nguema Mibuy (Guiné-Equatorial), Paulina Chiziane (Moçambique), Inocência Mata (São Tomé e Príncipe) e José Ramos Horta (Timor-Leste).
A INCM, enquanto promotora da lusofonia, da cultura e da língua portuguesa, não podia deixar de estar presente nesta homenagem e evocação de Guerra Junqueiro, um dos nomes maiores da nossa literatura.