De 1 de junho a 30 de julho, os cidadãos angolanos ou os estrangeiros a residir em Angola há pelo menos 5 anos podem apresentar a sua candidatura à 2.ª edição do Prémio Literário INCM/Angola.
O Prémio, instituído pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM), visa promover a língua portuguesa e incentivar a criação literária angolana, distinguindo trabalhos inéditos no domínio da prosa.
Os candidatos deverão submeter os seus trabalhos exclusivamente online, no website da Imprensa Nacional. O Júri, composto por Aníbal João Ribeiro (presidente), Ondjaki e Jorge Reis-Sá, anunciará o vencedor até 90 dias após o fim do período de submissão de candidaturas.
O galardão contempla a edição da obra premiada pela Imprensa Nacional, a chancela editorial da INCM, bem como uma componente pecuniária de 5 mil euros para o autor.
A edição inaugural do Prémio Literário INCM/Angola, em 2023, recebeu 40 candidaturas e distinguiu a obra Nem vara, nem cajado, uma coletânea de contos do angolano Sérgio Fernandes, que será publicada ainda este ano pela Imprensa Nacional.
A Embaixada e o Camões — Centro Cultural Português em Luanda são parceiros da INCM na promoção e divulgação deste prémio em Angola.