Acervo da INCM no Arquivo Nacional Torre do Tombo já pode ser consultado pelo público

A 9 de junho assinala-se o Dia Internacional dos Arquivos, que visa a promoção de instituições que preservam a nossa memória individual e coletiva com base nos princípios de imparcialidade, transparência e acesso universal.

Com estes princípios bem presentes, a incorporação da documentação do arquivo histórico da Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM) no Arquivo Nacional Torre do Tombo (ANTT), em 2022, teve como objetivo melhorar as suas condições de preservação e divulgação.

A documentação ali existente reflete as atividades administrativas, editoriais, gráficas, de fabrico de moedas e medalhas, de marcação de peças e socioculturais desta instituição que acompanha, desde o século XIII, a história do país.

Respeitando o princípio de proveniência e de ordem original dos documentos, foi estabelecida a existência de um fundo documental (INCM) com a separação em dois subfundos (Imprensa Nacional e Casa da Moeda), que se dividiram por séries documentais e unidades de instalação, conforme se pode verificar aqui no sítio do ANTT.

Salvo as condições físicas do livro ou por se encontrarem ao abrigo do Regime Geral de Proteção de Dados, que pode condicionar o seu acesso, todos os livros estão disponíveis para pesquisa.

No dia de hoje, queremos realçar o sucesso da transferência deste património, que é de todos nós: desde a disponibilização do acervo ao público, em abril de 2023, até maio deste ano, contabilizou-se um total de 203 pedidos de consulta por parte de leitores nacionais e internacionais e observa-se um interesse crescente por parte de novos investigadores.

Todo o processo de incorporação do acervo documental da INCM no ANTT, bem como os trabalhos prévios realizados e o tratamento documental já concretizado, foram dados a conhecer ao público por Maria João Gaiato, na passada quarta-feira, durante a sua apresentação «O tratamento documental do fundo da INCM», realizada no âmbito da Semana Internacional dos Arquivos, que decorreu entre os dias 3 e 7 de junho.

A INCM irá continuar a acompanhar a disponibilização do acervo incorporado na Torre do Tombo, prestando o apoio e esclarecimentos necessários para a salvaguarda deste importante legado.

Skip to content