A Imprensa Nacional-Casa da Moeda celebra o centenário do Museu Numismático Português (atual Museu Casa da Moeda), no próximo dia 25 de junho, pelas 18h00, com um concerto, de entrada gratuita, na sala da emblemática Biblioteca da Imprensa Nacional, em Lisboa. A soprano Luísa Toledo, acompanhada por Yuliia Kompaniiets ao piano, vai interpretar Cancões da Península Ibérica (séculos XIX e XX).
Inaugurado em 1924, o Museu Numismático Português (MNP) nasceu com o objetivo de dar a conhecer a primeira coleção numismática de utilidade pública em Portugal. Em 1933, adquiriu o estatuto de Museu Nacional e assim permaneceu até ao seu encerramento, em 1978.
O seu acervo, proveniente de diferentes origens, é um dos mais importantes a nível mundial.
Ao longo da sua história, o MNP acompanhou as transformações que tiveram lugar na instituição que sempre tutelou o acervo: a Casa da Moeda, que em 1972 deu origem à Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM).
Durante mais de cinco décadas, o MNP cumpriu uma importante missão: conservar, estudar e mostrar a todas e a todos os cidadãos a coleção de moedas que pertence ao Estado Português, à guarda da INCM.
Hoje, esta missão é assegurada pelo Museu Casa da Moeda, um projeto de Museologia Digital que dá a conhecer este valiosíssimo legado, recorrendo às mais avançadas tecnologias do futuro e que está disponível, 24 horas por dia, em museucasadamoeda.pt.
Neste endereço do Museu, com mais de 100.000 visitas, podemos ficar a conhecer melhor mais de 36.000 moedas e de 9.600 medalhas, muitas contextualizadas com materiais bibliográficos e arquivísticos, bem como visitar exposições ou o espaço dedicado aos mais jovens.