Diário da República passa a estar preservado no arquivo digital nacional

A Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) e a Imprensa Nacional-Casa da Moeda, S.A. (INCM) procederam à integração do sistema de depósito e de arquivo dos documentos eletrónicos que titulam os atos publicados em Diário da República no Repositório de Objetos Digitais Autênticos (RODA).

O RODA é o arquivo nacional digital com capacidade de integrar, gerir e disseminar os objetos digitais produzidos pela Administração Pública para preservar a informação digital para memória futura.

A concretização desta medida efetiva a preservação a longo termo dos suportes eletrónicos dos atos publicados em Diário da República, no âmbito do exercício da atividade de serviço público de edição do jornal oficial a que a INCM se encontra adstrita.

Este projeto foi concretizado através de uma relação de cooperação entre a INCM e a DGLAB, no âmbito do serviço público que prosseguem e que apresenta uma conexão relevante entre si, contribuindo, reciprocamente, para a realização da respetiva missão.

Legisladores egípcios visitam Imprensa Nacional

Legisladores egípcios visitam Imprensa Nacional

No âmbito do Curso de Formação de Executivos em Governação Digital para os Legisladores Egípcios, organizado pela United Nations University (UNU-EGOV), em colaboração com o Nacional Institute for Governance and Sustainable Development (NIGSD), recebemos, na passada...

read more
Skip to content