200 ANOS DA CONSTITUIÇÃO DE 1822 – LIVRO E MOEDA COMEMORATIVA APRESENTADOS NA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

A moeda de coleção comemorativa dos 200 Anos da Constituição de 1822, desenhada pelo escultor Hugo Maciel, e o livro O Essencial sobre a Constituição de 1822, da autoria de António Pedro Barbas Homem, foram apresentados ontem na Biblioteca Passos Manuel, na Assembleia da República, numa sessão presidida pelo Presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, no âmbito das comemorações do bicentenário do constitucionalismo português.

Além dos autores, a cerimónia contou ainda com a presença da Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, do Secretario de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, André Moz Caldas, do Presidente da Comissão Organizadora do Bicentenário do Constitucionalismo, Guilherme d’Oliveira Martins, e dos Administradores da Imprensa Nacional-Casa da Moeda, Dora Moita e Alcides Gama.

A moeda concebida por Hugo Maciel tem o valor facial de 2,50 € e conta com uma emissão limitada a 2500 exemplares em prata com acabamento proof e 25 000 exemplares em cuproníquel com acabamento normal, ambas disponíveis nas lojas INCM.

Por sua vez, o livro assinado por António Pedro Barbas Homem aborda de forma sintética a Constituição de 1822 à luz dos acontecimentos atuais, encontrando-se igualmente disponível nas lojas INCM. Conta ainda com uma versão digital que pode ser descarregada, de forma totalmente gratuita, no site da editora pública, em imprensanacional.pt

48 Anos do Diário da República

48 Anos do Diário da República

Os 48 anos do Diário da República e da publicação da Constituição da República Portuguesa foram assinalados, no dia 10 de abril, com uma apresentação temática, intergeracional, na Escola Primária de Alcorriol, no concelho de Torres Novas. A apresentação, inserida na...

read more
Skip to content