Cartão Nacional de Identificação eletrónico (CNI) de Cabo Verde
Cartão Nacional de Identificação eletrónico (CNI) de Cabo Verde

Cabo Verde emite cartão de identidade eletrónico com a colaboração da INCM

2 de fevereiro de 2018

O novo Cartão Nacional de Identificação eletrónico (CNI) de Cabo Verde foi apresentado, no dia 23 de janeiro, na Conservatória dos Registos e Notariado do Concelho do Paúl, em Santo Antão, numa cerimónia presidida Ministra da Justiça e Trabalho de Cabo Verde, Janine Lelis.

Trata-se de um projeto de grande relevância para Cabo Verde, desenvolvido com a colaboração da INCM, que coloca o país na vanguarda mundial em termos de emissão de documentos de identificação da nova geração, muito mais seguros em termos físicos e eletrónicos.

Durante a apresentação, a Ministra da Justiça e Trabalho de Cabo Verde frisou que se trata de um «documento moderno, autêntico, multifuncional e que vai substituir o Bilhete de Identidade».

O novo cartão contém um microprocessador criptográfico que armazena de forma segura os dados biográficos e biométricos do cidadão e os seus certificados digitais, permitindo o uso de autenticação eletrónica e assinaturas digitais.

Estes novos documentos irão assim contribuir para aumentar a segurança da identificação civil dos cidadãos, ao mesmo tempo que potenciam o desenvolvimento do governo eletrónico, da modernização da sociedade e da facilitação da vida dos cidadãos, suportada na transformação digital de processos seguros e confiáveis.

Imagem maximizada

fechar [X]