Últimos lançamentos da Coleção D
Últimos lançamentos da Coleção D

INCM apresenta os últimos títulos da Coleção D no MUDE

16 de novembro de 2012

No dia 13 de novembro, o Mude – Museu do Design e da Moda foi palco do lançamento das obras Pedro Falcão (D3), Paulo Guilherme (D4) e Marco Sousa Santos (D5), os três últimos títulos da Coleção D, uma coletânea exclusivamente dedicada ao design português.

De acordo com Jorge Silva, responsável pela criação e produção editorial, «a Coleção D pretende, desde o seu início, ser um primeiro encontro com a rica mas ainda mal estudada história do design português, sublinhando a sua excelência e importância no presente e no futuro do ensino e da prática do design», acrescentando que «esta é uma coleção dedicada aos designers portugueses de várias gerações, com especial atenção aos criadores contemporâneos».

Após a apresentação dos livros, seguiu-se uma mesa-redonda sobre a temática do «design além-fronteiras para não-designers», um debate que contou com a moderação do crítico Frederico Duarte e com a participação dos designers Pedro Falcão e Marco Sousa Santos.

Nessa mesa-redonda, foram ainda debatidas as novas abordagens estratégicas que evidenciam a importância social e económica do design enquanto disciplina, tornando-o mais percetível na sua linguagem, importância e significado.

Os cinco livros que compõem a coleção abordam a atualidade do design de comunicação, do design de interiores e do design de produto em Portugal, dando a conhecer o trabalho dos designers em várias disciplinas através de monografias essencialmente visuais.

Imagem maximizada

fechar [X]