Inauguração da exposição Medalhas com História de Helder Batista
Inauguração da exposição Medalhas com História de Helder Batista

Exposição Medalhas com História de Helder Batista

6 de março de 2012

A exposição Medalhas com História, representativa de quatro décadas de produção criativa do escultor Helder Batista, nome consagrado da medalhística nacional, foi inaugurada, no dia 5 de março, pelas 17 horas, no átrio do edifício da Casa da Moeda, onde irá estar patente até ao mês junho.

Na cerimónia de inauguração, o presidente do Conselho de Administração da INCM, Estêvão de Moura, salientou a grandeza do trabalho desenvolvido pelo Mestre Helder Batista nas áreas da numismática e da medalhística, em especial ao longo dos 23 anos em que fez parte do Conselho Numismático, aproveitando para sublinhar a preocupação da INCM em preservar e desenvolver a medalhística enquanto forma de arte.

De seguida, o escultor Helder Batista, que no dia da inauguração comemorava 80 anos de idade, fez questão de dizer que a melhor forma de ver as suas medalhas era «dialogando com elas», circulando à sua volta e tentando interpretar o seu significado, um convite que lançou às pessoas que, em largas dezenas, ali se encontravam presentes e atentamente ouviram as suas palavras.

Entre os trabalhos expostos encontram-se várias medalhas produzidas pela INCM, tais como a Medalha Comemorativa do Dia Mundial da Árvore ou a Medalha Comemorativa do Centenário da Morte de Oliveira Martins, entre outras.

Quem não quiser perder esta oportunidade para apreciar as Medalhas com História do Mestre Helder Batista poderá fazê-lo visitando a exposição no átrio da Casa da Moeda, na Av. de António José de Almeida, de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.

Imagem maximizada

fechar [X]