Plataforma9 retoma atividade graças a protocolo entre a INCM e a Associação Internacional de Lusitanistas

Após um ano de pausa, a Plataforma9, o Portal Cultural do Mundo de Língua Portuguesa, retoma o seu papel vital enquanto canal diário de divulgação e informação, graças a um novo modelo de cooperação estabelecido entre a Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM) e a Associação Internacional de Lusitanistas (AIL).

O portal volta com novidades, designadamente a inclusão das novas secções «Prémios INCM», «INCM Digital» e «INCM Eventos», onde são divulgadas informações respeitantes à atividade editorial e cultural da INCM.

Nascida em 2013 da colaboração entre a Fundação Calouste Gulbenkian e a AIL, a Plataforma9 sempre se destacou pelo seu compromisso em fornecer a melhor seleção de notícias sobre formação, investigação, bolsas, emprego, congressos e chamadas relacionadas aos estudos em e sobre Língua Portuguesa.

Reunindo em um único portal informações que, de outra forma, estariam dispersas, esta iniciativa visa servir tanto o público académico quanto o público em geral, proporcionando um fluxo rigoroso e abrangente de notícias e tornando-as acessíveis a todos.

Ao longo dos anos, a Plataforma9 tornou-se, assim, uma referência global, sendo utilizada nos cinco continentes. O número de visualizações ultrapassou recentemente a marca dos 11 milhões, refletindo o impacto positivo e a relevância do portal.

Ao retornar à atividade, a Plataforma9 reafirma seu compromisso em continuar contribuindo para a disseminação do conhecimento e para a promoção da diversidade cultural dentro da comunidade lusófona.

Skip to content