Casa da Moeda apresenta as moedas comemorativas portuguesas de 2024

A Biblioteca da Imprensa Nacional foi ontem palco da apresentação do Plano Numismático para 2024, dando a conhecer os temas, os autores e os designs, bem como algumas inovações e especificidades técnicas, das moedas comemorativas portuguesas que a Casa da Moeda irá cunhar este ano.

Composto por 10 moedas de coleção e 2 moedas correntes comemorativas, o Plano Numismático 2024 dá relevo a temáticas tão diversas como os 50 Anos do 25 de Abril, as capitais ibero-americanas, o Euro 2024, os 500 anos do nascimento de Luís Vaz de Camões, a banda Xutos e Pontapés, o herói Ulisses, os 100 anos da Federação de Patinagem de Portugal ou o Conhecimento, mote da iniciativa “Desenhar a moeda”, promovida junto da comunidade escolar do Alto-Minho.

No que respeita à inovação, o destaque vai para a moeda Pac-Man, da série dedicada aos Jogos de Infância, uma novidade numismática que alia a tecnologia aditiva e a impressão 3D à cunhagem tradicional e cujo desenvolvimento é fruto da parceria estabelecida entre Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM) e o Instituto de Engenharia Mecânica do Instituto Superior Técnico.

Durante a sessão, que contou com intervenções de Dora Moita e Duarte Azinheira, Presidente e Administrador da INCM, respetivamente, bem como de Rita Assis, diretora de Marketing e Canais, foi também lançada a primeira moeda de coleção deste ano, a Dobra de 24 Escudos, da autoria do escultor Rui Vasquez, que marca o fim da série Tesouros Numismáticos Portugueses. A propósito desta moeda, o público presente na sala teve oportunidade de escutar o autor, que explicou o seu conceito estético, bem como o historiador Mário Gouveia, que falou sobre a importância da série Tesouros Numismáticos, que recria alguns dos mais belos exemplares da numismática nacional.

Consulte aqui todos os detalhes do Plano Numismático 2024.

48 Anos do Diário da República

48 Anos do Diário da República

Os 48 anos do Diário da República e da publicação da Constituição da República Portuguesa foram assinalados, no dia 10 de abril, com uma apresentação temática, intergeracional, na Escola Primária de Alcorriol, no concelho de Torres Novas. A apresentação, inserida na...

read more
Skip to content