Desenho vencedor, da autoria de Ísis Martins (12 anos), aluna da Escola Básica João Afonso
Desenho vencedor, da autoria de Ísis Martins (12 anos), aluna da Escola Básica João Afonso

Desenho de aluna de Aveiro vai dar origem a moeda sobre “O Mar”

27 de abril de 2018

O desenho da autoria de Ísis Martins, aluna da Escola Básica João Afonso – Agrupamento de Escolas de Aveiro, é o vencedor da 2.ª edição do concurso “Desenhar a Moeda”, promovido pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM), em parceria com a Câmara Municipal de Aveiro (CMA).

Mais de 800 alunos, do 2.º e do 3.º ciclo do ensino básico, de 7 Agrupamentos de Escolas do Município de Aveiro, participaram neste concurso, cujo vencedor verá o seu desenho cunhado numa moeda de coleção (com valor facial de 5 euros) a integrar o Plano de Moedas Comemorativas da INCM para 2019.

Subordinada ao tema “O Mar”, a iniciativa teve como objetivo sensibilizar o universo escolar para a riqueza cultural, patrimonial e artística da moeda.

O júri, constituído por Raquel Henriques da Silva (professora de História de Arte), André Letria (designer), Miguel Arruda (arquiteto e membro do Conselho Numismático da INCM), Cláudio Garrudo (fotógrafo e artista plástico) e Ana Gomes (chefe da Divisão de Cultura e Turismo da CMA) atribuiu ainda duas menções honrosas, a Filipa Diniz, aluna da Escola Secundária de José Estêvão, e a Íris Lapa, aluna da Escola Básica João Afonso, e sete menções especiais.

Os desenhos distinguidos integram um conjunto de cerca de 70 trabalhos selecionados pelo júri do concurso, que dará origem a uma exposição, a inaugurar em junho, em Aveiro, em local a indicar.

Imagem maximizada

fechar [X]