VIII Fórum das Imprensas Oficiais de Língua Portuguesa
VIII Fórum das Imprensas Oficiais de Língua Portuguesa

A INCM no VIII Fórum de Imprensas Oficiais de Língua Portuguesa

4 de abril de 2012

Decorreu no Rio de Janeiro entre 22 e 24 de março o VIII Fórum das Imprensas Oficiais de Língua Portuguesa onde a INCM esteve presente. O encontro que se realiza regularmente tem como objetivo a partilha de experiências com vista à melhoria das práticas.

Neste Fórum cujo slogan era «a nossa força é a nossa língua» estiveram representadas as imprensas oficiais de países de três continentes, que se orgulham de contribuir para a divulgação da língua portuguesa. Portugal, Guiné, Cabo Verde, S. Tomé, Angola, Moçambique e, de forma expressiva, a maioria das imprensas oficiais dos 26 Estados do Brasil, representadas pela ABIO - Associação Brasileira de Imprensas Oficiais, que se comprometeu a efetuar diligências no sentido de promover a participação futura do Jornal Oficial de Timor e do Boletim de Macau também editados em português.

Durante os trabalhos debateram-se questões relativas à edição dos jornais oficiais, métodos de submissão, publicação e impressão, bem como outras atividades de caráter público normalmente desempenhadas pelas imprensas oficiais, tais como produção de formulários, edições culturais e literatura. Foram também partilhados modelos de negócio e métodos, tendo em conta as particularidades legislativas e o enquadramento legal das impressoras oficiais em cada país.

Imagem maximizada

fechar [X]